looks femininos

Looks Femininos: História, Tipos, Nomes e Tendências – Seu Guia Completo e Atualizado

Compartilhe!

Vai ano e vem ano e os looks femininos (💃) se reinventam a cada temporada, a cada tendência e a cada estação. A moda e os looks das mulheres representam uma forma de arte e expressão pessoal que desempenham um papel significativo na vida de muitas mulheres ao redor do mundo. E os looks femininos falam de moda, expressam moda em forma de vestes, não é mesmo? Os looks femininos são, de fato, uma maneira poderosa de contar a história, de comunicar, eles transmitem muito sobre a sua personalidade, representam ou não a confiança e trazem consigo a criatividade. Você já tinha imaginado isso? (🤯) Interessante, né? Então, já viu que há motivos mil para ficar por aqui nesse super guia dos looks femininos, que a SWEET LUCY elaborou especialmente para você! (🥰)

lucy sweet acessorios

É impossível falar dos looks e não correlacionar diretamente à moda, é intrínseco! Portanto, aqui nesse artigo, nós vamos mergulhar no universo dos looks femininos, destacando para você uma breve história e suas características, trouxemos um paralelo para a atualidade do que é tendência atualmente e os tipos atuais de looks, além é claro, de várias ideias e dicas de estilo, além da importância de abraçar a individualidade na hora de se vestir. Vamos juntas? (🙌)


Looks Femininos e Uma Breve História

Como já citamos logo acima: o look feminino não existe sem a moda e vice-versa. Não tem como falar de um sem citar o outro, eles estão interligados.

Indo ao passado, relatos apontam que, ao longo da história, tem havido uma ligação inegável entre feminismo e moda. À medida que avançamos no movimento, na presença feminina na sociedade e na evolução de nós mulheres, percebe-se que o estilo feminino evolui juntamente.

O conceito de “look feminino” não surgiu em uma região ou país em específico ou em um momento determinado. O que se sabe, até então é que, a moda feminina tem uma longa história, que remonta bem lá trás, no túnel do tempo, nos primórdios da nossa civilização, e que, vem evoluindo e mudando ao longo do tempo em diferentes culturas e eras ao redor do mundo – antes, muito antes do “tudo igual” da globalização que vivemos atualmente, of course! (🥴)

Em épocas remotas, na antiguidade, as mulheres usavam roupas que refletiam e traduziam as normas, as imposições e os costumes de suas sociedades.

Um exemplo é na Grécia Antiga (🏛🇬🇷), onde as mulheres usavam túnicas longas e soltas chamadas de “quhiton”, enquanto já na Roma Antiga, os vestidos eram peças de roupas populares entre as mulheres. Já em outras partes do mundo, como na Índia, no Japão e na China, elas usavam trajes tradicionais como o sari e o kimono.

Mais a frente, durante a Idade Média, o estilo dos looks femininos foi influenciado pela moda europeia feudal (na antiga era dos feudos). Nesta época, mulheres de diferentes classes sociais usavam vestidos longos com diferentes silhuetas, tendo destaque vestido com cintura alta no período renascentista.

Já a partir do século XIX, com o surgimento da Revolução Industrial e com os avanços tecnológicos na produção têxtil desse período, a moda feminina começou a se diversificar. Começa a surgir a alta costura em Paris, na França e a expansão da indústria têxtil, elementos estes, que permitiram com que as mulheres tivessem acesso a uma variedade maior de roupas, tipos de peças e estilos.

Ao longo do século XX, a moda feminina e os estilos de looks femininos passaram por várias e várias transformações. Acompanhe a seguir as características de cada época:

1. Look Feminino em 1920

Bem no início da década de 1920, o mundo ainda se recuperava dos efeitos devastadores causados pela Primeira Guerra Mundial, que terminou em novembro de 1918.

O conflito teve um resultado significativo na cultura dessa década, bem como na sociedade e também na moda. Durante o período de combate, as pessoas adotaram um estilo de vida bem mais modesto, tudo muito minimalista, as mulheres já não usavam tantas joias ou adornos nas produções. As roupas ornamentadas da era eduardiana realmente desapareceram nesse período pós guerra

Uma breve explanação para você entender melhor: a era eduardiana correspondeu ao período de reinado de Eduardo VII do Reino Unido, era comum encontrar looks femininos adornados e cheios de frufrus, penteados impecáveis, chapéus e acessórios ornamentados, roupas com rendas e babados, mangas bufantes e silhuetas marcadas. Foi um período de looks super classudos.

Alguns anos depois a moda da década de 1920 trouxe mais o estilo “flapper”, com vestidos um pouco mais curtos e soltos que refletiam a busca por liberdade e igualdade.

Nota-se que nos anos 20 as peças tinham menos enfeites e frufrus e a silhueta era menos marcada e de cortes mais retos.

2. Looks Femininos dos Anos 30 e 40

As silhuetas com curvas estreitas voltaram a ser destaque nos looks femininos das décadas de 30 e 40. A aparência remete a um visual elegante, esbelto, refinado e charmoso, com um mood mais sóbrio e sério.

Os ombros também ganham destaque, já os chapéus estavam perdendo espaço e poucas mulheres já não mais o usavam nesta época, se comprada com a anterior. Penteados estilosos embutidos e presos com grampos no estilo de Veronica Lake.

3. Look Feminino em 1950

Nos anos 1950, houve uma volta ao estilo mais feminino e a preocupação em como ter um look elegante, com vestidos rodados e cintura marcada.

Os anos 50 foram conhecidos como a era de ouro da moda, um renascimento da moda e do look feminino pós segunda guerra mundial, um adeus aos tempos sombrios e boas vindas a chegada triunfante do glamour e a feminilidade.

Foi o início de um novo tempo da moda. Cintura marcada, saias volumosas e midi ganharam espaço, saltos retomam a cena, maquiagem em destaque, delineadores exaltam olhares de gatinho, luvas mostram o seu charme e os acessórios de luxo incrementam o visual, diferentemente do minimalismo sombrio e cheio de dificuldades sociais dos anos 40.

Neste mesmo período a alta costura ganha holofotes com nomes de grandes estilistas em destaque tais como: Cristobal Balenciaga, a designer de moda Nina Ricci, Christian Dior, entre muitos outros.

4. Look Feminino Anos 70

Tem visual marcante, caracterizado por peças icônicas da época, como estampas psicodélicas, listras, silhuetas fluidas e uma mistura de influências boêmias e disco dance.

As décadas seguintes viram o surgimento de movimentos como o punk, o hippie e a minimalista e confortável como moda anos 90, cada uma destas décadas trazendo a sua própria estética, história e estilo.


Tipos de Looks Femininos Atuais: Descubra Quais os Nomes de Looks Femininos

Hoje em dia, — e é certo que você concordará comigo (🙌😉), nota-se que a moda feminina e os looks femininos são altamente influenciados pelas mídias online, pelas redes sociais, pela cultura popular, por revival e nostalgia de décadas anteriores e também pelas tendências gringas.

Atualmente, nós mulheres, temos uma ampla gama de opções para escolher, uma grande variedade de estilos que vão desde roupas casuais até peças mais formais, do curto ao longo, do babado e bufantes as mangas mais simplistas, como das t-shirts. Você concorda? (🤔)

Os looks femininos atuais têm a liberdade de mostrar e expor a individualidade e o estilo pessoal de cada mulher. Hoje, os looks falam, expressam, são democráticos e priorizam o movimento, principalmente no período, durante e pós pandemia, onde as pessoas amaram e adotaram de vez o look confortável, o estilo comfy.

Como já vimos um pouco da história, agora vamos conhecer e entender melhor quais os estilos de roupa nomes e tipos de looks femininos atuais e veja qual (ou quais deles) tem mais a ver com você.

1. Tumblr

Se tem um look moderno feminino é o tumblr. É certo que você já tenha ouvido falar sobre o look feminino tumbrl. Os tipos de looks tumbrl girl remetem ao visual da moda dos anos 90, com uma forte tendência embasadas em t-shirts, blusas largas, camisas, mini saias, tênis e jeans. Tais peças compunham um visual leve, confortavelmente descolado, alternativo e descontraído.

2. Vsco Girl

Este é mais um estilo que você já tenha visto por aí ou ouvido falar. Vsco Girl ou meninas Vsco é uma febre nas redes sociais atuais. Traz um mood meio californiano, meio estilo comfy, com uma pegada básica do tipo estou confortável ao me vestir, sabe? Amam scrunchies!

3. Cool Descolado

Muitas mulheres amam o cool descolado. Ele traz um mood visual despreocupado misturando peças atuais gerando uma produção moderna. Se comparado, ele tem um viés do urbano das grandes capitais.

4. Fresh

O visual traz a sensação de frescor, leveza e de juventude. É vibrante, leve, alegre e cheio de energia, com peças e cores que são a cara da primavera e do verão.

5. Clean

Enfatiza o básico, a simplicidade, somado a elegância e a harmonia. É um visual refinado, com linhas limpas e cores neutras ou pastéis, que transmite uma sensação de sofisticação e organização. Muito bom para usar em alguns ambientes de trabalho.

6. Rock and Roll

Este look feminino traz um visual da cultura e da estética do rock ‘n’ roll ao longo do tempo. É um visual ousado, rebelde e cheio de atitude, que transmite uma energia poderosa e uma paixão pela música e pela cultura rock e pela individualidade.

7. Old

Ele remete a um visual da classe alta e ao luxo tradicionalmente associados a famílias ricas e influentes ao longo do tempo. Este é um dos meus estilos favoritos, pois ele traz uma estética clássica, de certa forma elegante que transmite um toque de sofisticação e de refinamento, inclusive nos tipos tecidos usados para este estilo, que promovem o lindo caimento da peça no corpo.

8. Hippie

No look hippie feminino, as roupas são compostas de tecidos bem leves, soltas e confortáveis, com uma mistura de influências étnicas, folk e vintage. Estampas e tons terrosos marcam presença neste tipo de produção.

9. It Girl

A it girl não tem medo de arriscar e de experimentar todas as novas tendências. É esperado que seu estilo mude a cada temporada, a cada estação exibindo as últimas e melhores previsões de tendências. Você curte este tipo de look feminino?

10. Bohemian

Você sabia que o estilo boho fashion tem fortes raízes vindas da moda hippie de paz e amor dos anos 70? Cabelos longos e despenteados com tecidos soltos e estampas coloridas englobam esse estilo.

Joias artesanais contendo elementos naturais como as pedras, cordões entre outros também são uma assinatura desse estilo despojadamente lindo. Se você que apostar usando peças da moda estilo boho chic uma boa dica é inserir vestidos compridos estampados e fluidos.

11. Urban Street

É influenciado pelo estilo da vida urbana e inspirado pelas tendências das ruas de grandes cidades. É moderno, é descolado, é despreocupado e cheio de atitude, que reflete o ambiente urbano e contemporâneo em que as mulheres atualmente vivem.

12. Confortável

É focado no conforto e na praticidade, sendo uma opção perfeita para mulheres quem buscam um visual leve, descontraído, relaxado e ao mesmo tempo estiloso.

13. Natural

Aqui a palavra de ordem aqui é também o conforto. Um estilo que valoriza a simplicidade, o comfy e a aparência simples e descomplicada, onde menos é tudo. É um estilo com sinais de minimalismo e pitadas do casual, que enfatiza a beleza natural e a praticidade.

14. Chic

Se você ama um ar sofisticado esta pode ser sua opção! Ele combina elementos do estilo casual com várias pitadas de elegância. Acaba sendo uma opção versátil já que permite criar vários visuais confortáveis e ao mesmo tempo com um ar mais refinado, sabe?!

15. Criativo Hipster

O estilo valoriza a individualidade, a criatividade, a identidade e o afastamento dos padrões mainstream. É uma mistura de várias influências como a retrô, a vintage e a contemporânea, combinando elementos de diferentes épocas e estilos de forma única, em um único look.

16. Grunge

Este é um estilo bem moda anos 90 que traz um visual despreocupado, meio rebelde e desarrumado, com uma estética que valoriza o aspecto desleixado misturando elementos vindos do punk, rock e grunge.

17. Kawaii

Este modelinho de look feminino é literalmente uma fofura! Este tipo traz um visual jovial e é um estilo de moda que teve origem no Japão. É conhecido por ter uma aparência dócil e fofa. A palavra “kawaii” significa “fofinho” ou “fofo” em japonês.

Este estilo é caracterizado por ter looks com cores vibrantes, alguns em tons pastéis, estampas fofas, acessórios encantadores.

18. Preppy

O look preppy feminino é conhecido por ser elegante, arrumado e com um toque de formalidade. Ele geralmente incorpora peças de qualidade, com bom corte e caimento, e cores clássicas como branco, azul-marinho, vermelho e bege.

Os acessórios também são peças importantes para complementar o look preppy feminino, tais como colares de pérolas, lenços de seda, bolsas estruturadas, cintos, óculos de sol clássicos e brincos estilosos.

19. Gótico

Este é um visual bem caracterizado por uma aparência darkness, escura, misteriosa e muitas vezes romantizada. O estilo gótico feminino incorpora vários elementos vindos da moda antiga vitoriana, do punk, do rock e até mesmo do visual da era medieval.

20 . Look Feminino Navy

looks femininos
look feminino pra lá de lindo!

O look navy traz aquela sensação de verão, de praia e leveza. Composto de diversas peças como blusas, vestidos listrados ou roupas geralmente combinadas contendo as cores vermelho, marinho e/ou branco.

21. Social

look feminino

Se a empresa que você trabalha tem um dress code mais formal, então, peças com um visual mais sério são boas apostas: calça social, blazer, saia lápis e camisa social. Inclusive, já demos várias dicas incríveis, aqui no blog, ensinando como vestir terno feminino. Dá um pulinho lá! Você vai gostar!

22. E-Girl

O termo e-girl surgiu nas redes sociais cujo termo é “eletronic girls” ou em português “garotas eletrônicas”. Esta inspo de look feminino faz referência a meninas gamers. Com uma pegada de look mais escuro, lembrando um visual gótico atualizado.


Tendências dos Looks Femininos do Século XXI

Como já vimos, mais acima, é fato que a moda e os looks femininos estão em constante evolução. As tendências da moda feminina traduzem e refletem as mudanças sociais, visuais e culturais em curso.

A tendência dos looks femininos pode vir aravés de novos cortes, de estilo, da combinação, da forma de expressar, etc. Selecionamos algumas tendências populares e importantes que têm ganhado destaque nestes últimos anos, veja só:

1. Minimalismo

O minimalismo tem sido uma tendência crescente na moda feminina, com destaque para peças simples e clean, de linhas com cortes retas, cores e tons neutros e tecidos de qualidade. Esse estilo atemporal transmite elegância e sofisticação, e de quebra, vem alinhada ao conforto.

2. Estampas ousadas

Estampas chamativas têm conquistado seu espaço na moda feminina, trazendo cores vibrantes, padrões geométricos, florais e animais para as roupas. Essas estampas adicionam um toque de diversão e personalidade aos looks. Aqui podemos destacar também novas tecnologias da estamparia com uso de IAs e com a chegada — ainda engatinhando, do metaverso.

Vale ressaltar ainda, sobre a tecnologia no desenvolvimento das cores, um bom exemplo foi o case de sucesso este ano da Pantone com a cor viva magenta criada com uso de tecnologias e recursos atuais.

3. Sustentabilidade no Look Feminino

Este é um item em destaque, não é mesmo? A preocupação com o meio ambiente e com a natureza (🌎🌳🦜) tem influenciado cada vez mais as nossas escolhas de moda feminina.

Marcas conhecidas como eco-friendly estão ganhando popularidade, oferecendo opções de roupas sustentáveis e éticas, como peças feitas de tecidos orgânicos, materiais reciclados e de tingimentos naturais. Empresas de eco moda adotam mudanças nos processos de produção e de fabricação mais eficientes. Já experimentou comprar uma t-shirt feita de garrafa pet? É o máximo, né?! (🤯)

🌎🌳🦜

A SWEET LUCY Acessórios está em constante evolução, aprendizado e se preocupa com o meio ambiente e com as pessoas. Prezamos por nossa produção; e na linha de fornecedores por processos sustentáveis, onde toda a água usada em etapas de produção dos nossos produtos, é reutilizada, o que evita desperdício e gera economia de água, além do uso consciente para não poluir o meio ambiente (🙌). Contamos também, com sistema de coleta seletiva, onde cada resíduo, lixo eletrônico como computador quebrado, pilha, etc, são descartados no seu devido lugar, ajudando a reduzir impactos ambientais, contamos ainda, com a coleta seletiva local semanal da prefeitura de São Paulo, coletando descartes específicos, oferecido a todos os habitantes da cidade, não só para empresa, consulte no site oficial. #ficaadica (🤝).


FAQ Sobre Looks Femininos

Qual tipo de roupa combina comigo?

A dica número um é você se conhecer. Busque sua essência, sua personalidade. Olhe para seu armário e selecione as peças que você mais gosta. Olhe cada um dos estilos apresentados aqui no post e experimente cada um deles. Arrisque e não tenha medo de descobrir qual roupa combina mais com você.

O que é uma roupa sustentável?

Roupas sustentáveis são confeccionadas com matéria prima reciclável ou mesmo orgânica, como as t-shirts de pet, bem como aquelas peças que evitam desperdícios de recursos, fazem o reuso e ajudam a cuidar do futuro, do meio ambiente e do planeta.

Look feminino o que significa?

Os looks femininos são vestes usadas por mulheres e que acompanham a tendência da moda ao longo do tempo. Referem-se a composição visual, as combinações ou não de peças de roupas e acessórios que combinem com tais roupas.


Conclusão Sobre Looks Femininos

Em suma, percebemos que conceito de look feminino não nos traz uma origem muito específica, com data, hora e lugar, mas nota-se a sua evolução ao longo da linha do tempo.

Notamos também que o look da mulher varia de acordo com as culturas e tendências em diferentes períodos históricos. O look feminino faz parte da moda feminina e é uma forma de expressão que reflete a diversidade e a evolução da sociedade. Recomendamos que você leia também um artigo bem especial que falamos mais sobre os looks femininos para cada ocasião. Você vai amar!

E aí gostou da seleção de dicas especiais de looks femininos que a SWEET LUCY separou para você? Aproveite para deixar sua opinião e mais sugestões! Vamos adorar saber.

sweet lucy

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima