moda anos 90

Moda Anos 90: Descubra as Tendências E Estilos Das Roupas 90s Que Fizeram o Maior Sucesso na Moda Feminina Na Década de 90

Compartilhe!

Moda anos 90: Por que a tendência da moda anos 90 feminina voltou com tudo? Uma explicação simplista: o conforto! Ainda mais se considerarmos que, este ano, por osmose inserimos esta tendência devido à onda de trabalhar direto do home office, em tempos de pandemia, vestindo o mood comfy no dia a dia, ou seja, a união do estilo e de estar na moda, mas sem abrir mão do conforto e da praticidade. E é isto que a moda anos 90 traz e é por isto que ela está sendo tão amada e fazendo tanto sucesso. Neste artigo, vamos viajar no túnel do tempo, de volta ao anos 90, onde a moda e conforto andavam de mãos dadas! Let´s diven in!

A sua volta da moda 90 traz a jovialidade, as gírias, as músicas e a liberdade na personificação do look, com peças não estruturadas e a ousadia de compor uma produção confortavelmente rústica e so fresh, assim como os ares da década de 90.

Continue lendo, porque nesse post você encontrará muitas dicas e informações legais, muitas delas de memória afetiva com a década de 90, sobre roupas, acessórios e estilo e as associações que fizeram a moda nos anos 90 ser tão popular e linda.

{E o melhor, esse post justifica em cada linha, o porquê que a moda 90 voltou com tudo! Anos 90 = “A Boa Década”, como ela era chamada.}

Back to the 90s! #powerfulemotion


Como Era a Moda Anos 90

A moda anos 90 era um hit de roupas confortavelmente estilosas, de identidade, divertida, de muitos cortes oversized, características estas, que marcaram definitivamente a geração da boa década. Marcas e grifes entediam e se comunicavam muito bem com as adolescentes da década.

De fato, os anos 90 foi uma década marcante, representativa e de – muita – personalidade para a história em diversos cenários, principalmente na moda. A linha de moda da década de 90, em específico, o segmento de vestuário foi uma característica muito forte. Foi um marco na história da moda. Um período que trouxe toda a forma de expressão em conjunto com a cultura jovem da época.

Se você viveu neste tempo bom, já deve ter percebido que as influências e o que foi tendência anos 90 tem ressurgido aos poucos no mundo da moda atual. E que digam as grandes marcas retrazendo elementos que foram uma mega febre na década.



Marcas de Roupa Feminina Anos 90

E já que a pauta entrou sobre as marcas de moda … dá pra dizer tranquilamente que as roupas anos 90 ficaram pra história e há quem vá lembrar (e reviver) as melhores grifes e marcas dos anos 90 feminina.

1. Pakalolo

Que saudade da Pakalolo! (🥹) Uma marca paulista que tinha tudo a ver com o dna das adolescentes da época. Na minha opinião, era uma marca de roupas anos 90 que se comunicava muito bem com seu público – jovens, sexo feminino, da classe A e B. Se era classe C, assim como eu, era deixar no caixa da loja todo o salário e mais uma penteadeira (😆🤫). E estava tudo bem! Valia super a pena.

🎶 Musiquinha da Pakalolo (alguém lembra?)

Jingle nas rádios era: “Pakalolo de bem com a vida!”

Tudo, sinceramente tudo era incrível nas lojas desta marca, desde roupas descoladas até material escolar como cadernos e estojos de canetas. Não posso afirmar, mas recordo que li algo muitos anos atrás de que o grupo Marisol comprou a marca Pakalolo (voltarei aqui para afirmar ou não esta info).

2. Fiorucci

A marca italiana de Milão Fiorucci – seu criador foi Elio Fiorucci. E um, salve a diva Gloria Khalil por trazer esta marca incrível ao Brasil com jeans tal qual. A Fiorucci era sinônimo de estilo, de estar na moda e ser a garota descolada, tipo as Patricinhas de Beverly Hills (💃)

3. Zoomp

Mais uma para a coleção de roupas anos 90. Senta e chora! Zoomp era “A” cara daquela década, era “A” it calça jeans anos 90! (🏆) Meus olhos brilhavam por estas calças com o raio amarelo nos bolso direito. Calças de corte impecáveis, descoladas e que caíam super bem no corpo. Tinha várias (inclusive do mesmo modelo – rsrs). Eram as minhas calças de fim de semana, para passear e impressionar os amigos e paquerar os boys! (👫 👩‍❤️‍💋‍👨)

{ Edited + spoiler: “para nossa alegriaaaa” as melhores calças ever estão voltandoooooo!!! – É um caso de amor fiel por décadas por esta marca! E agora, um revival!}

moda feminina anos 90
Calca baggy anos 90 da Zoomp

4. Versace

Na década de 90 lembro bem da Versace (de Gianni Versace) ter lançado uma linha especial de calça anos 90 desejo de qualquer adolescente: a Versace Coulture Jeans, apesar do foco ter sido calças jeans com uma pegada despojada, havia outras peças lindas tanto quanto.

5. Versatti

Sim, com dois “tt”. A marca Versatti, era outra it marca. Com o seu raio preto e amarelo era outra marca diva de jeans incríveis. Um destaque eram as lavagens bem feitas nos jeans e seus valores, um pouquinho mais acessíveis.

Para mim as calças da Zoomp e da Versatti tinham cortes e lavagens incríveis e duravam horrores, eram as mais cobiçadas, super desejadas pelas adolescentes.

6. Fido Dido

Sei que hoje pertence, atualmente, ao grupo Cativa têxtil, porém lembro que a PepsiCo adquiriu a marca, inclusive associou, anos depois, à marca de refrigerante 7Up – que eu amava de paixão – fica a dica Pepsi team (🥲).

7. Benetton

Recordo das cores, nas propagandas das revistas, tipo Capricho. A roupas com cores impactantes eram uma forma de comunicação com o público jovem. As cores da marca italiana traziam significados, não é a toa que eles usavam a frase: “United Colors of Benetton”.


Moda Anos 90 Feminina

A moda feminina dos anos 90 trouxe aflorado um mood de conforto, leveza, o conceito desleixado do urbano e largado do tipo “não estou nem aí”.

A década de 90 foi marcada com uma moda mais open, mais despojada e particularmente, eu a denomino como descolada (como era dito rsrs). O descolado tinha som de ser diferente, de ter identidade, de ser confortável, enfim, de ser marcante.

❣️ Nostalgias da Lucy

Vestir os estilos e as marcas dos anos 90 era o que chamamos hoje de ostentação. Deixava meu salário, uma cortina e mais uma penteadeira no Shopping Center Norte e nas multimarcas na Paes de Barros. E espia só: eu só usava as peças nos finais de semana para não gastar e durar muuuito – alguém da época, se identifica? Ficava dura, mas ficava na fita – termo da época para estilosa, na moda. Se eu soubesse que hoje seriam relíquias da moda teria guardado e recuperaria os salários gastos na época, mesmo porque número 38 não me cabe mais rsrsrsrs.

Moda anos 90 foi deliciosamente incrível! Prepare-se porque ao ler, você vai — com certeza — lembrar de muitos itens que, de alguma forma fizeram parte de quem viveu os anos 90 e vai entender este retorno da moda. Vamos a eles!

1. Cintura Alta

moda dos anos 90
Calça bag: a calça jeans anos 90

Quem lembra da cintura alta? Sim, as roupas dos anos 90 com cós alto eram suuuper clássicas! Era comum encontrar peças de roupas anos 90 como saias, bermudinhas, shorts e principalmente as calças jeans e as famosas calças de sarja com a cintura lá em cima e ficavam lindas e valorizavam o corpo e a proposta do look feminino, na época.

Como eram chamada as calça nos anos 90? As calças jeans de cintura alta, eram chamadas de calça bag ou calça baggy e calça semi bag. Eram peças fundamentais. Calça cintura baixa nenhuma garota queria saber, era brega, fora de moda. Hoje a calça baggy 1990 veio renomeada como mom jeans, onde o caimento e corte, é bem parecido com as calças anos 90. De modelagem mais reta e de cintura alta. O nome mom jeans faz referência às calças que as mães dos anos 90 costumavam usar.

❣️ Nostalgia da Lucy

Sempre fui conectada à moda desde criança – e isto faz parte da base e da história do que é a SWEET LUCY hoje, que em outro post explicarei melhor. Na década de 90 aprendi que não era apenas usar uma roupa por usar, eu tinha reconhecimento de que aquilo fazia parte de uma geração. E desenvolvendo este artigo, puder perceber que a década de 90 trouxe, com tudo, aquela memória afetiva e visual com as marcas que faziam parte da minha adolescência. É como um elemento sensorial e emocional de relacionamento com estas marcas que foram importantes – e tão presentes durante a moda anos 90.

2. Blusa Curta Cropped

Com certeza, você já deve estar usando uma blusinha cropped e acredita que é o lançamento das galáxias este ano. Sinto, em lhe dizer: é um remake. Existe uma frase: nada se cria tudo se copia, caberia bem ao cropped. A peça foi mais um elemento que teve sua presença super marcada na década de 90.

Não recordo do termo cropped na época, só sei que eu tinha vááárias e as chamava de baby tess 90 ou crop top, na época.

moda anos 90
Moda do cropped na década de 90

Podemos agradecer as celebs, ícones da moda anos 90, como Jennifer Aniston e Tyra Banks por essa tendência, que se manteve em linha com o minimalismo que dominou as tendências da moda dos anos 90. À sua maneira, as camisetas baby reforçavam a abordagem “menos é mais”.

❣️ Sem cropped, nunca!

E quem não tinha uma cropped, não tinha problema, a gente dava uma forçadinha para andar na moda: era usar uma camiseta e amarrar na lateral ou no umbigo ou prendia com alfinete para o lado interno – hahaha.

Alguns anos, depois, as meninas da Spice Girls investiam pesado em uma nova versão de cropped. A modelagem já era uma pouco mais justinha ao corpo, com braços e ombros expostos, muito semelhantes aos atuais tops que vemos nas ruas.

anos 90 moda
As Spice Girls não abriram mão do conforto do cropped.

3. T-Shirt Anos 90

Ícone da moda, e mais uma para a coleção de roupas anos 90, a camiseta era tendência e combinava com tudo, ou quase tudo, e se não combinava, a gente fazia combinar – hahaha.

Peça must have, a camiseta caia super bem com mini saia, com shorts, com bermudas e, principalmente, com calça jeans. As camisetas eram mais folgadinhas e tinham mangas mais alongadas, tipo manga 3/4, onde o estilo era dobrar as mangas para lado de fora. Pure style!

Qual seriado determinava o estilo? Não tenha dúvida que foi Beverlly Hills 90210, aqui no Brasil é conhecido como Barrados no Baile (passava todo domingo de manhã – amava!).

Tudo o que a trupe BH90210 vestia virava sonho de consumo. Não tinha como não copiar os looks mais desejados da moda jovem dos anos 90. Os personagens de Barrados no Baile eram a vitrine mundial de marcas e no quesito moda.

anos 90 moda
moda anos 90: t-shirt

Os sonhos de consumo de qualquer garota como eu: os gatos Brandon Walsh e Dylan McKay (Luke Perry)? Nem vou me estender – vou deixar para um post revival rsrs.

Mas vamos aproveitar para lembrar das idas e vindas entre Brandon (Jason Priestley) e Kelly Taylor (Jennie Garth) em BH90210.

4. Frufru De Cabelo Anos 90

Já falamos aqui em nossa revista online de moda sobre o scrunchie e a influência deste acessório de cabelo dos anos 90 e que voltou com tudo e está fazendo a cabeça – e os penteados mais lindos – das mulheres tanto aqui no Brasil e no mundo.

comprar scrunchies
frufrus eram os top acessórios anos 90

Se você estava se vestindo nos anos 90, seu look não terminava apenas com as suas roupas. A produção só terminava quando chegava no cabelo! E com os frufrus prendendo as madeixas!

Longe de ser chato, o cabelo dos anos 90 trazia acessórios e, claro, elásticos. Scrunchies foram um item de moda favorito desta década e completaram muitos it looks.

Eram vários modelinhos, incluindo os de estilo simples como o de cetim a designs de veludo glamurosos. Os elásticos estavam disponíveis em uma variedade de cores e podiam ser usados com rabo de cavalo, coque ou rabo de cavalo alto.

A tendência se estendeu as estes últimos anos e os scrunchies vieram para fazer parte das nossas produções – veja mais como usar scrunchies.

5. Xadrez Anos 90

O xadrez teve seu papel, principalmente, no início da década de 90.

Nada resume o visual grunge dos anos 90 como camisas de flanela xadrez. Roqueiros como Kurt Cobain e gatos como Jonathan Brandis também apostavam nesta padronagem.

A estampa xadrez trouxe um pouco aquele mood de Seattle. E com o auge do Seattle Sound, a moda era muito americanizada com uma pegada rock grunge, influência do punk, rock alternativo e heavy metal — alguns exemplos clássicos eram os looks dos integrantes das bandas: Nirvana, Alice in Chains e Eddie Vedder do Pearl Jam e muitos outros.

Inclusive Eddie Vedder, atualmente, não abriu mão desta estamparia das roupas anos 90. E a galera mais nova do rock, como Memphis May Fire, incorpora a tradicional camisa de flanela xadrez nas produções.

📌 Dica da Lucy

Buscando na minhas memórias as referências da época: eu fiz parte de uma geração criada pela MTV 90s e para mim – e isto é uma opinião particular -, foram as bandas de rock grunge que ditaram a entrada da moda xadrez na década de 90 (🤘). O rock e seu estilo de se vestir, foi o que trouxe a moda anos 90, principalmente no início até meados da década.

Voltando a camisa xadrez: foi uma peça marcante na época, principalmente as de xadrez vermelho e preto. Eram usadas por garotos e não menos pelas garotas da moda, como a Claire Danes.

E para ter aquele estilo anos 90: a camisa xadrez era usada amarrada na cintura sob a camiseta. Axl Rose do Guns n’ Roses explorou bastante este visual e mais em evidência era o estilo de Kurt Cobain que usava suas camisas xadrez largadonas sobre os ombros e aberta.

A tendência grunge era o confortavelmente bonita, mas imperfeito, porém estiloso – estranho dizer isto, mas de fato era assim. Era uma moda que tinha voz e presença.

🔥 Dica da Lucy

A gente associa o grunge style à moda, mas na realidade era a atitude anti moda dos anos 90 culminou no estilo grunge. Interessante, né?

A Reintrodução do Grunge na Moda Atual

Nas últimas temporadas, trazendo para tempos atuais precisamente, o retorno do estilo grunge à popularidade ficou evidente nas ruas e nas passarelas, percebeu? De jeans rasgados, gastos e surrados e camisetas largas a camisas xadrez e vestidos em camadas, os itens anos 90 grunge essenciais estão na moda mais uma vez — e para nooossa alegriaaaa rrsrs


Sapatos Mais Descolados Dos Anos 90

E quem diria que, na atual década, nós estamos amando ter os tipos de sapatos mais descolados dos anos 90 de volta aos looks atuais.

Assim como as roupas, os calçados dos anos 90 caíram nas mesmas categorias de tendência!

O movimento grunge, que citei acima, criou um exército de homens e mulheres usando botas de combate pesadas. Sim, elas eram resistentes, rústicas e combinavam com tudo, com tudo mesmo!

Desde vestidos justos (os tubinhos pretinhos) aos florais e principalmente com as camisas de flanela e jeans desgastados – atualizando o vocabulário da moda: destroyed jeans, sacou?

1. Birkenstocks: dos anos 90 ainda usado atualmente

A tendência rústica e minimalista também teve seu sapato básico na forma de Birkenstocks, um estilo usado em décadas anteriores, mas com outro mood. Com uma pegada bem simplista e confortável, o Birkenstocks veio em uma variedade de estilos e cores legais pra época, mas ainda tinha aquele toque uniforme.

2. Plataformas

Foi fã das meninas das Spice Girl? Elas praticamente foram embaixadoras e responsáveis por popularizar, no cenário pop music e na moda, as famosas plataformas. E hoje, este estilo de sapato continua no ar, mas com um shape mais atualizado, é claro.

3. Keds

Já em meados de 1995 a keds ganhou meu coração e meus pés — literalmente –, eram tênis emborrachas, muito leves, ultra femininos para usar em diferentes looks, do jeans baggy até com os vestidinhos leves da época. Eu não tirava meu Keds Branco por nada! [risos]

4. Sneakers

Os sneakers, em especial, o tênis modelo Converse — sapatos Chuck Taylors — não surgiu recentemente como muitas meninas acham. Das antigas, o Converse também fez parte da cultura da moda anos 90 e foi amplamente usada por jovens na época. Era em “cano alto” e o “cano baixo”, em preto e branco.

4. Combat Boots tam

As combat boots também foram super tendência da moda anos 90 feminina, mesmo com um visual rústico, elas eram uma casamento mais que perfeito com as tendências da época, sem contar o conforto.

🥾 Revival da Lucy

Quem viveu vai lembrar das famosas Combat Boots (🥾). Quando o assunto era sapato, as Combat Boots foram protagonistas nos melhores looks das it girls da época, aqui, em terras brasileiras, as adolescentes amavam a Zebu Jeans. Quem lembra a Angélica sendo a garota propaganda da marca, em revistas de moda como a capricho e na tv? (🙋‍♀️) #eu

Mais próximo da moda atual, as botas de cano curto com elástico e salto baixo, as Chelsea Boots vieram com uma releitura e ganharam destaques nas produções urbanas de inverno, mas com uma tendência mais focada no público masculino — diferentemente da pegada dos anos 90.

7. Overalls: Roupa Tendência Da Moda Feminina Anos 90

E não só nos anos 90, recentemente eu já garanti meu overall – com uma modelagem mais contemporânea, claro. Embora o macacão tenha sido o uniforme dos agricultores desde tempos antigaços, os anos 90 fizeram dele uma tendência da moda obrigatória para jovens e adultos. Foi um frisson, uma febre!

moda feminina anos 90 em 2022
o macacão foi tendência da moda nos anos 90 por Kate Moss e Demi Moore

Se você viveu até os anos 90, as chances são imensas de você ter usado o macacão nas suas melhores produções. Esse macacão jeans tipo regata foi um item de moda essencial para a década e foi usado por mulheres e homens em todos os lugares.

🔥 Dica da Lucy

Aposte no overall! Dá um match lindo no look! Tente combinar um macacão jeans clássico com um cropped e sneaker de boa qualidade. Garantia de um look comfy urban, com pegada anos 90 e, ao mesmo tempo, sem deixar de ser moderno. Adicione um scrunchie de lacinho Sweet Lucy no cabelo para dar aquele toque feminino e pronto! Adicione um mix de colar para trazer uma modernidade ao look.

Sejam longos, curtos, padronizados ou simples, não havia maneira errada de usar seu macacão nos anos 90. Mas se você quisesse provar o quão legal você era, você definitivamente deixaria um lado desfeito, ou seja, usando, apenas uma alça – e assim as it girls e celebs estão trazendo esta forma de usar. Os anos 90 fizeram do macacão um guarda-roupa casual e confortável.


Acessórios Anos 90

1. Gargantilhas

Quando se tratava de acessórios nos anos 90, as gargantilhas eram o “it acessório”. Eles era usados justo ao redor do pescoço e adicionavam um visual ousado às roupas.

Muitos modelinhos eram feitos de plástico meio elástico, parecendo uma trama, e projetados para se assemelhar a uma tatuagem. Havia também as gargantilhas de tecido.

E estas gargantilhas estão realmente de volta à moda hoje combinando facilmente com a gama de peças de roupas atuais, mas com um toque “a la anos 90”.

2. Brincos de argola

Bom, as gargantilhas não foram o único acessório em atingir o topo da popularidade nos acessórios anos 90. Os brincos de argola também tiveram o seu grande destaque durante esta década. Uma peça que foi amplamente usada por mulheres em todos os lugares do mundo, esses brincos em forma de um grande anel adicionavam atitude a muitos looks.


O Legado Dos Anos 90 Para a Moda Atual

Sem dúvida, foi uma década marcante para o mundo da moda. A inovação, o comfy de um converse, o desleixado, a modelagem reta e soltinha e as lavagens e estampas eram perfeitas. Eram looks estilosos e do tipo tô nem aí. Eram elementos tão confortavelmente imperfeitos que a gente se sentia muito bem ao vestir.

Antes, bandas de Seattle, looks de BH 90210, Jennifer Aniston, Sandra Bullock, Kate Moss, Winona Ryder, Claudia Schiffer, Cindy Crawford ou Angélica ditavam o que era tendência, hoje vemos a atual geração de celebs como Selena Gomez, Kendall Jenner recriando este mood 90 para grandes marcas como CK.

E hoje anos 90 moda traz no look e na alma aquela vibração única e sensações que a década pode proporcionar. Um legado de estilo anos 90 que vive na atual época! Cheers for now. See you next week!


FAQ Sobre a Moda Anos 90

  1. Como Era a Moda Feminina dos Anos 90?

    A moda na década de 1990 trouxe um movimento jovem e ofereceu estilos despreocupados que envolveram toda a geração. O grunge e o minimalismo foram as principais tendências desta década, com os estilos hip-hop e “sexy schoolgirl” também em alta. Designers como Marc Jacobs e Alexander McQueen foram os pioneiros do grunge trazendo inspirações incríveis. Supermodelos foram trocadas por uma nova geração de modelos que tinham tudo a ver com a moda 90 como Kate Moss, e seu visual “heroin chic” liderando o grupo. Todos queriam imitar o estilo “muito legal para se importar” de Moss, e a moda apresentava essa atitude e este mood. Música e moda também andaram juntas, pois os fãs copiaram os estilos únicos de seus ídolos musicais.

  2. Qual o Nome da Calça Anos 90?

    Havia três modelos de calça nos anos 90: a calça baggy (hoje chamada de mom jeans), a calça crochá ou calça clochard e a calça corselet.

  3. Como Era a Moda Feminina Anos 90?

    A moda feminina anos 90 trouxe um movimento jovem e ofereceu estilos despreocupados que envolveram toda a geração. O grunge e o minimalismo foram as principais tendências desta década, com os estilos hip-hop e “sexy schoolgirl” também em alta. Designers como Marc Jacobs e Alexander McQueen foram os pioneiros do grunge trazendo inspirações incríveis. Supermodelos foram trocadas por uma nova geração de modelos que tinham tudo a ver com a moda 90 como Kate Moss, e seu visual “heroin chic” liderando o grupo. Todos queriam imitar o estilo “muito legal para se importar” de Moss, e a moda apresentava essa atitude e este mood. Música e moda também andaram juntas, pois os fãs copiaram os estilos únicos de seus ídolos musicais.

  4. Quais são Algumas das Tendências dos Anos 90?

    Algumas das tendências dos anos 90 que estão de volta são os scrunchies, os macacões, o cropped, a calça jeans rasgada e calça jeans larga.

  5. Como se Vestir Como no Anos 90?

    Moda dos anos 90: o que voltou a ser tendência em 2020/2022?
    Para vestir a tendência da moda dos anos 90 hoje, você precisa retrabalhar estilos para que sejam relevantes e adaptados na cultura de hoje. Em vez de copiar a aparência exatamente como eram nos anos 90, é interessante recriar os looks de uma forma moderna e atualizada.
    O truque é capturar aquela atitude “muito legal para se importar” da Kate Moss dos anos 90 enquanto parece novo e na moda. Para fazer isso, misture peças clássicas dos anos 90, como tops, em seu guarda-roupa diário com jeans skinny e botas de salto alto e use bijuterias finas e acessórios femininos da moda, como colares, pulseiras e outros acessórios.
    Como alternativa, combine seu novo vestido favorito com um penteado meio up dos anos 90, use um scrunchies ou adicione camadas vestindo uma camiseta por baixo. De qualquer forma, divirta-se com seu estilo e abrace a sensação jovem, leve, despojada e despreocupada dos anos 90.

  6. Como Era a Moda Anos 90 Brasil?

    A moda anos 90 no Brasil era leve, confortável e muito despojada. Vestidos tubinhos, t-shirt, o xadrez grunge e a calça mais icônica de todos os tempos: a calça bagy, hoje conhecida como mom jeans.

  7. Por que a Moda Ano 90 voltou?

    Por que estamos em um momento onde o confortável é tendência, então a moda feminina anos 90 é um ótima referência, mesmo porque caiu no gosto das novas gerações fazendo o maior sucesso atualmente.

  8. Moda Feminina de 1990 à 1993

    No início da década de 90 a moda feminina era inspirada nas celebridades como Kate Moss, Demi Moore, nos personagens do seriado BH90210 e Mel Rose e no rock grunge. Eram calças baggy, gargantilha, camisa xadrez, t-shirt, tênis keds branco.

  9. O que estava na moda em 1994-1995?

    Do grunge dos anos anteriores ao glam confortável a partir de 1994. A moda feminina entre 1994 e 1995 era cropped no estilo das Spice Girls, calças de corte reto e mais folgadas e e o xadrez das Patricinhas de BH.

  10. O que as Mulheres Usavam nos Anos 90?

    Os looks comuns para as mulheres na década de 90 eram tops curtos, vestidos babydoll sobre leggings, jaquetas de couro pretas com ombreiras e jeans coloridos ou bordados, com meias largas e Keds.

  11. As gargantilhas eram populares nos anos 90?

    Toda e qualquer gargantilha estava na moda nos anos 90, mas as gargantilhas de renda de plástico realmente combinavam com essa vibração gótica grunge da década de 90.

  12. Quais cores eram populares nos anos 90?

    Após duas décadas de cores super saturadas e mega vibrantes, a cena grunge dos anos 90 chegou trazendo cores mais escuras e suaves ao estilo. Ameixa escura, verde floresta, marrom escuro, preto e vermelho escuro começaram a surgir à medida que a moda se voltava para camisas de flanela, jeans e botas de combate.

  13. O Estilo dos Anos 90 Está Voltando em 2022?

    Sim. O visual anos 90 está voltando (de novo). O que começou como estilo de rua local para músicos da Costa Oeste dos Estados Unidos logo chegou às passarelas. Permita-nos (re)introduzir o “grunge”, o mais recente visual para voltar ao nosso radar de tendências para o outono.


Resumão Sobre O icônico renascimento da moda dos anos 90

Na linha do tempo da história da moda, a década de 1990 se destacou como uma década que ultrapassou os limites do estilo, conforto e da auto expressão. Vimos uma mistura super eclética de grunge, minimalismo e influências vibrantes da cultura pop, a era da moda anos 90 ressurgiu nos últimos tempos, capturando os corações de almas nostálgicas e de uma nova geração que está buscando reviver as tendências icônicas.

1. Glória ao Grunge: O Coração Rebelde dos anos 90

Uma das tendências de moda mais distintas e duradouras dos anos 90 foi o movimento grunge (🤘). Adotado por lendas da música como Kurt Cobain e bandas como Nirvana e Peral Jam, a moda grunge tinha tudo a ver com se jogar na estética cool sem esforço e ligeiramente desconectada. Pense em camisas de flanela xadrez, jeans rasgados e botas de combate usadas com um ar de indiferença. Suéteres e gorros grandes completavam o visual, criando uma atitude rebelde, natural e crua.

2. O Minimalismo da moda anos 90 Encontra o Chique: a Ascensão da Alta Costura Casual

Contraditório com o movimento grunge, os anos 90 também viram a ascensão do minimalismo na moda. A filosofia “menos é mais” tornou-se um mantra, dando origem a silhuetas elegantes e linhas limpas.

O icônico vestido deslizante, popularizado por nomes como Kate Moss, sintetizou essa tendência. Simples, mas sofisticados, esses vestidos geralmente ostentavam delicadas alças finas e tecidos sedosos que caíam facilmente sobre o corpo. Combinado com sandálias de tiras e um colar gargantilha, esse visual exalava uma elegância discreta que continua a influenciar a moda contemporânea.

3. A Vibe Streetwear e Logomania

Os anos 90 foram a década que realmente catapultou o streetwear para o mainstream. A estética esportiva dominou a cena, com marcas como Nike, Adidas e Fila liderando o ataque.

Moletons oversized com logotipo, calças de corrida e tênis se tornaram o uniforme de escolha para quem abraçou a tendência atlética. A Logomania também ocupou o centro das atenções durante esse período, já que logotipos proeminentes foram estampados em tudo, de camisetas a acessórios, servindo como uma ousada afirmação de lealdade à marca.

4. Playground da Cultura Pop: TV, Filmes e Ícones da Moda 90s

Da telona à telinha, os anos 90 nos apresentaram uma série de ícones da moda cujas escolhas de estilo continuam a inspirar até hoje. Quem pode esquecer os conjuntos chiques de Cher Horowitz em “Clueless” ou o visual grunge por excelência de Winona Ryder em “Reality Bites”? A influência desses personagens se estendeu além da tela, inspirando escolhas e tendências de moda 90 da vida real.

5. Acessório ao Máximo: os Toques Finais

6. A moda anos 90 Reinventada: a Nostalgia Encontra a Modernidade

Ao mergulharmos no ressurgimento da moda dos anos 90 nos dias de hoje, fica claro que a influência da época é mais forte do que nunca. Os estilistas estão infundindo coleções contemporâneas com referências ao passado, reimaginando peças icônicas para o guarda roupa moderno. Lojas vintage e brechós se tornaram tesouros para quem busca peças autênticas dos anos 90 para incorporar ao seu estilo pessoal.

Concluindo, os anos 90 foram um caleidoscópio de estilos, atitudes e influências culturais que continuam a inspirar e moldar o mundo da moda. Se você é atraída pelo espírito grunge, pela elegância minimalista ou pelas vibrações esportivas, o renascimento da moda dos anos 90 nos convida a prestar homenagem a uma década que realmente deixou sua marca no quesito moda e estilo. Então, por que não mergulhar em seu closet ou ir a um brechó local? Os anos 90 estão chamando e estão convidando você a vestir o passado enquanto faz um visual despretensiosamente descolado no presente.

E você? O que te traz de memória afetiva nos anos 90? E se você é mais nova, o que mais gosta na moda atual com este revival anos 90? Eu particularmente amei! Diz pra mim aí nos comentários, vou amar saber 🙂

Aproveito para te convidar a conhecer nossa a loja de acessórios femininos e semijoias SWEET LUCY. Tenho a certeza que você vai encontrar mimos lindos para dar aquele toque incrível nas suas produções.

marca de acessórios sweet lucy

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima