Guia de Estilo: 11 Looks Femininos Para Cada Ocasião

Compartilhe!

Dicas de looks femininos para cada ocasião: Casamento (👰‍♀), batizado, entrevistas de emprego (👩‍💼), eventos de networking é sempre confuso descobrir o que vestir para cada um desses momentos, não é mesmo? Então, pra te ajudar a SWEET LUCY trouxe para você várias dicas de looks femininos para usar em cada ocasião para você apostar já, sem medo de errar!

Notou que os nossos calendários sociais (📅) estão mais ocupados do que nunca, pois compensamos todas as ocasiões que perdemos nos últimos dois anos. À medida que voltamos ao movimento social da vida, muitas de nós nos encontramos diante da pergunta inevitável; “o que eu visto? (🤷‍♀️)”.

Relaxa! Você não é a única. Está sendo uma dificuldade comum entre as mulheres nestes recentes últimos anos. É difícil descobrir o que vestir em cada um dos momentos que citamos mais acima. Parece que a gente, desaprendeu um pouquinho, pois o lockdown nos fez optar por peças confortáveis e caseiras, não é mesmo. E conforme vamos retomando a vida social, é bem comum nós mulheres nos perguntarmos: Cabe um jeans para esse momento? Vou de vestido? Será que um salto combina? Será que não estou exagerando? Será que a ideia de um look uma ocasião ainda é válida? Qual roupa usar em cada ocasião?

Dúvidas assim são mais que comuns. E vamos desmitificar neste artigo, acompanhe!


Dicas de Looks Femininos Para Cada Ocasião

Bom, então já anota aí que já vamos te apresentar três dicas de ouro de como escolher os looks para diferentes ocasiões, logo no começo desse super artigo!

Dica #1: O que você veste em qualquer ocasião vai depender de muitos fatores: o ambiente/local, o nível de formalidade do convite, a temperatura (se é um dia de calor, um dia mais fresquinho ou de vento ou frio), por exemplo.

Dica #2: Ainda existem alguns padrões gerais de vestimenta que você deve observar no momento da escolha. Ah! E antes mesmo de começar, já lhe dizemos: lembre-se de que a maioria das “regras” do código de vestimenta valem mais como orientação ou diretrizes, atentando-se a algumas exceções, como evitar usar branco em um casamento.

Dica #3: Quando se trata de se vestir, cada ocasião exige um tipo de look diferente. A maneira como nos vestimos reflete nossa personalidade e pode influenciar a forma como somos percebidos pelas outras pessoas. Portanto, é essencial saber escolher as roupas certas para cada ocasião.

Neste artigo, apresentaremos uma variedade de tipos de looks para diferentes eventos e situações, ajudando você a se destacar com estilo e confiança.

LEIA MAIS SOBRE:


Confira as 11 Dicas de Looks Femininos Para Usar em Cada Ocasião

Primeiramente, para quem já acompanha a SWEET LUCY, sabe bem que adoramos compartilhar com vocês muitas dicas de moda e estilo, e dessa vez não é diferente! O #SweetLucyTeam de redatores traz neste artigo dicas im-per-dí-veis para te ajudar a escolher os melhores looks para cada tipo de ocasião.

Portanto, reunimos aqui, uma seleção diva contendo uma grande variedade de looks inspiradores, atuais e modernos para você estar bem vestida e estilosa seja qual for a ocasião — e adequada para todas as ocasiões, todos os momentos – do brunch ao escritório e em todos os lugares intermediários, sem esquecer dos especiais, com os de festa. Então deixe na gaveta suas calças de moletom; agora é hora de voltar para um papel coadjuvante.

Confira abaixo muitas ideias de looks femininos e como eles se adequam e combinam com cada uma das principais ocasiões. Bora descomplicar e desbloquear as suas produções, aprendendo quais são as peças ideais para usar em cada ocasião? Se joga!

1. Looks Casuais

Para ocasiões informais, como um encontro com amigos ou um passeio no shopping, opte por um look casual, mas ainda com estilo. Jeans bem ajustados, porém não colados ao corpo, combinados com uma camiseta ou blusa básica, são uma escolha clássica e confortável.

Para adicionar um toque de elegância, você pode complementar o visual com uma chemise – como na imagem 2 abaixo – ou uma blusa de manga três quartos como na imagem seguinte. Finalize com tênis, sandálias mais grossas ou sapatilhas para um visual descontraído, porém moderno.

dicas de looks femininos por ocasiao
aposte no mix de tecidos

2. Looks Delicadinhos

Este tem mais a ver com o estilo individual deste perfil de mulheres que amam peças de roupas com um mood ladylike. Peças contendo detalhes em renda, babados, plissados deixam a composição adequada a este estilo. Opte por cores suaves como rosa claro, creme, branco, nude ou creme.

Este estilo pode cair bem em diferentes momentos, seja no look de passeio, no shopping e até mesmo no look de trabalho, para este último, de forma dosada e harmoniosa.

3. Looks de Trabalho – Ocasião Formal

Para o ambiente de trabalho, a escolha do look deve ser mais formal e profissional. Então, nessa sugestão, invista em peças clássicas, como uma calça de alfaiataria e uma camisa de botões. Blazers são ótimos para adicionar sofisticação ou uma blusinha a altura dessa composição.

Opte por cores neutras e evite roupas coladas ou muito curtas, mantendo-se elegante e discreto. Combine o conjunto com sapatos de salto médio ou sapatilhas de qualidade.

4. Looks Para Ocasião: Evento Noturno

Quando se trata de eventos noturnos, como jantares ou festas, você pode e deve ser mais ousada nas escolhas para gerar um visual bonito e glamoroso.

Um vestido elegante é sempre uma escolha segura. Neste caso, opte por um modelo que valorize e respeite a sua silhueta. Escolha tecidos como seda ou veludo para um toque luxuoso.

Acessórios como os colares, brincos chamativos, pulseiras e uma poderosa clutch complementam perfeitamente o look nessa ocasião noturna. E não esqueça de caprichar na maquiagem e no penteado!

5. Looks Para Eventos Formais

Casamentos, batismos, formaturas, debutantes, casamento black-tie, cerimônias religiosas e eventos de gala exigem looks mais formais, com toque de elegância, discrição e toque de sofisticação. Aqui é uma ocasião que requer sua atenção, para não errar! Vamos para os principais looks formais femininos:

5.1. Looks Para Eventos Formais Diurnos

Aposte em um lindo e fresco vestido diurno. Que tal um com estampa em pétalas ou floral? Pode ser longo evasê esvoaçante, midi ou curto (no joelho).

Outra dica é apostar em um suéter leve, blazer ou jaqueta de alfaiataria (de verdade!) elegante com bom corte para encobrir os estilos de peças sem mangas.

Se houver uma recepção imediatamente após a cerimônia e não houver tempo para trocar de roupa, escolha usar um vestido bonito de festa ou usar calças elegantes com um blazer ou xale echarpe para se cobrir no templo ou na igreja, se for o caso.

Um vestido longo ou um conjunto de calça e blusa elegante são opções ideais. Opte por tecidos mais charmosos, com brilho e com finesse como o chiffon, o cetim nobre, a seda ou aqueles ornamentados, como a renda.

5.2. Looks Para Eventos Formais Noite

Quer acertar no look para um evento noturno? Aposte no preto, no brilho e no longo.

Eles são a cara da noite, trazem elegância e brilho para o momento. Aposte em peças de alfaiataria moderna, com caimento e estruturada. Aposte em sapatos estilosos, com sandálias poderosas e com brilho.

6. Looks para Exercícios Físicos

Aqui a palavra de ordem é o comfy!

Não tem a ver diretamente com o estilo esportivo e sim com o look adequado a ocasião. Ao se exercitar, é importante você escolher no traje esporte os modelos de roupas que se adequem e que proporcionem conforto e ainda que facilitem a movimentação na hora da atividade.

look feminino ocasião academia treino caminhada
look feminino para treino academia e caminhada

Opte por peças esportivas feitas de tecidos com tecnologias arejadas e respiráveis, tais como o poliéster ou mesmo o elastano. As leggings, tops esportivos, regatas, bonés e tênis confortáveis são ótimas opções nessa ocasião.

Aqui você pode apostar sem erro em cores vivas e nas estampas modernas para adicionar um toque de estilo ao seu look fitness.

🔥 Dica da Lucy

Fique atenta a numeração, principalmente para as leggings. Se você usa médio, compre médio. Nada de comprar P se você usa M. Além de ficar extremamente justo, fica chamativo, muitas vezes transparente (o que é deselegante), além é claro, de gerar desconforto durante as atividades. A mesma sugestão vale na hora de comprar o top. Treino não é passarela, pense primeiramente no conforto.

7. Look Feminino para Viagens

Ao viajar – e falamos especificamente sobre o aerolook, é importante equilibrar conforto e estilo. Opte por peças versáteis e práticas, como calças jeans, moletons, calças confortáveis, casacos soltinhos ou leggings, combinadas com uma camiseta básica ou descolada, por exemplo.

looks femininos aerolook looks para viajar
ideias de looks femininos para viajar

Tênis caem bem, pois são confortáveis, atemporais e vão manter seus pés bem quentinhos, no clima siberiano do avião.

🔥 Dica valiosa aqui é:

Esteja confortável e relaxada, mas ciente de que você não está em casa sozinha comendo pipoca e assistindo streaming.

8. Looks para Ocasiões Especiais

Já pensou em usar terno feminino de forma moderna bem cortado, chique, com tecidos de ótimo caimento, com detalhes brilhantes e bem ornamentados? Um momento como este pede um pouco mais de glamour!

Embora as regras de etiqueta estejam suavizando ao longo do tempo, a questão do comprimento do vestido ou saia, ainda tem a ver com o momento e ocasião. Sua melhor aposta é um vestido midi ou aqueles compridões até o chão, sabe? Um vestido longo é sempre uma boa opção, além de ser muito sofisticado.

Bom … Agora é a hora de elevar o seu visual com semijoias elegantes, sapatos fabulosos e um penteado poderoso e adequado ao momento. Voilà!

9. Looks Para Almoço em Família

As dicas aqui são válidas para uma reunião familiar como um almoço, um cruzeiro em família, um churrasco deli na casa de parentes ou amigos ou mesmo em uma festa de aniversário ou um happy hour.

Descontraia com um bom par de jeans, uma blusa divertida e complemente com tênis, sandálias baixas ou sapatilhas elegantes.

Peças com vibrações descontraídas são ótimas, mas antes de optar por algo muuuito confortável, recomendamos que deixe as calças de ioga e da academia, camisetas gráficas e de protestos e opiniões políticas e tênis ruins em casa.

Para não errar, siga a sugestão do anfitrião: se eles estão sempre vestidos para impressionar, esforce-se também no seu visual. Geralmente uma bermudinha social de cós alto linda com um cinto mixando com um cropped ou apostar em uma saia. Aqui também vale escolher um vestido leve e solto com estampas bonitas, e de preferência, os de comprimento médio – nunca curto.

E atenção, Sweetie!

Se estiver um calor daqueles tipo rio 40º dos brabo, nada de usar shortinho-inho daqueles com a poupa do bumbum de fora, nem os modelos de biquíni tipo fio “cheiroso” 🤢, não caem bem, tem um mood apelativo além de ser totalmente desconexo — talvez caia melhor na praia.
Em suma: não é elegante, até de certa forma brega usar nessas ocasiões e, cá entre nós, ali não é o lugar mais apropriado, não é mesmo?! 😉

Bom senso é tudo (como tudo na vida 👍).

10. Dicas de Looks Femininos Para Business Meeting

Aqui vale para todas as funções relacionadas à carreira profissional, seja uma entrevista de emprego, uma jornada diária de trabalho ou mesmo viagens de reuniões de trabalho.

Lembre-se de que sua imagem fala! Portanto escolha looks (da cabeça aos pés) apropriados ao ambiente de trabalho em que você atua.

Sandálias e sapatos de salto alto e um bom terno feminino sob medida (calça ou saia) é uma ótima escolha.

Um simples vestido preto ou azul marinho sempre funcionam muito bem como uma certeira roupa de entrevista de emprego.

Estes tons e peças tendem a ser o padrão para a maioria das empresas corporativas, embora se você estiver procurando emprego em um setor mais descontraído, como em uma startup de tecnologia, uma fintech descolada, uma empresa de design ou revista moderna, nestes casos sinta-se mais à vontade para expressar seu estilo pessoal, mas nada fora da casinha, please!

🔥 Dica da Lucy

Fique atenta ao dress code da empresa. Em empresas formais é bom evitar jeans justo tipo elastano, opte por jeans duro com boa lavagem e bom corte. Cuidado com o decote de blusas, camisas e vestidos. E quer dar um visual a altura? Que tal investir em um bom blazer? Fica lindo e transmite seriedade!

11. Looks Para Jantar Romântico

Um momento especial, como um jantar romântico, pede um visual mais produzido, uma make mais elaborada e até um look mais charmoso ou sexy. Um tom que é a cara da night é o preto e por que não um toque a mais de brilho? Fica um charme!

O all black é uma aposta certeira e cai bem com tudo! Para maximizar esse visual invista em um salto diferenciado com mood mais chique e elegante e aposte em lindas semijoias de qualidade para dar o brilho necessário em seu “romantic look”!

12. Look Para Brunch

Uma das maiores alegrias da vida é reunir-se em boa companhia para desfrutar de um brunch num dos seus locais favoritos de fim de expediente ou no fim de semana, não é mesmo? Por que não sair de sua roupa esportiva e elevar seu visual com algo um pouco mais elegante e chique? Sugerimos uma jeans ou uma saia mid zig zag com um belo par de salto; estes nunca saem de moda.

13. Looks Para Formatura e Graduação

Não pense demais no que vestir para um evento de formatura. É optar por um look bonito e arrumado, mas não super elegante.

Se você é o graduado, não coloque nada que se arrependa de usar em toneladas de fotos de formatura. Cai bem um vestido colorido, preto ou mesmo floral na altura do joelho, estas são ótimas opções que se encaixam nessa ocasião importante da vida.

Além disso, complemente usando saltos confortáveis, sapatilhas ou sandálias bonitas para caminhar pelo stage sem problemas. Vale um alerta ao salto muito alto, principalmente se você não está acostumada com ele!

Já para a formatura de outra pessoa, siga as diretrizes semelhantes às acima com um visual fresh, divertido e charmoso, mas não excessivamente sofisticado.

Experimente calças com corte mais modernos chiques, uma saia bem estampada ou mesmo um vestido de verão com mood alegre feito com um tecido leve e de caimento.

📣 Vamos frisar, porque conselho nunca é demais!

Seja qual for a ocasião, e não será diferente para um look de graduação: não use roupas muito coladas ao corpo (não, não é elegante!) – e se em algum momento você leu ou alguém lhe disse isto, esqueça. Forget it! Forget it!
Nada de peças “inhas” do tipo sainha curtinha, vestidinho tubinho curtinho, shortinho curtinho, “brusinha” curtinha, decotinho profundinho, etc. Não é cool, não é elegante para a ocasião. Opte por usar a roupa adequada para a situação.

E o principal: Cuide de sua imagem pessoal, começando pelas escolhas, pelos estilos, comprimentos, qualidade do tecido e cortes das roupas — e fique atenta a cada uma das ocasiões. E sempre que possível, atente-se ao dress code do lugar.


FAQ sobre Look Feminino Ideal Para Cada Ocasião

Aqui você encontrará uma seleção de perguntas e respostas sobre o look para cada ocasião, veja só:

Como escolher a roupa adequada para cada situação?

1. Primeiro observe qual a situação e ocasião
2. Se houver convite, leia o que o anfitrião sugere, assim você segue o dress code do evento
3. Escolha peças que você se sinta bem, se sinta confortável de usar
4. Evite peças curtas, transparentes e decotadas
5. Escolha cores básicas e mais sóbrias

Como saber o que vestir em cada ocasião?

Os códigos de vestimenta tem o objetivo de ajudar e guiar em eventos sociais sobre a forma como devemos nos vestir e independe de estilo ou de corpo. É só seguir o código de vestimenta e acima de tudo adeque o look respeitando, também a sua personalidade e o seu estilo.

Algumas cores sempre caem muito bem com look noturnos: o preto e o azul marinho, por exemplo. São cores bonitas, elegantes e permite você combinar com outras peças de roupas facilmente.

VEJA MAIS SOBRE: Looks para noite

Qual o significado de look na moda?

O look é melhor definido simplesmente como o visual, o estilo ou estilos de roupas e acessórios usados por uma pessoa, em um determinado momento.


Conclusão Sobre O Que Vestir Em Cada Ocasião

A escolha do look certo para cada ocasião é fundamental para você expressar a sua personalidade e se sentir confiante. Saber escolher as peças adequadas ao momento é importante para evitar desconexão de um modo geral.

Ao considerar o contexto, o código de vestimenta e seu próprio estilo pessoal, você pode criar looks adequados e muito estilosos para qualquer situação.

Lembre-se de que o mais importante é se sentir confortável e autêntica em suas escolhas de moda. Experimente diferentes propostas e combinações, divirta-se com seu estilo e deixe sua personalidade brilhar através das roupas que você escolhe usar. Ah! E não esqueça de caprichar na make.

Para qual ocasião você tem mais dificuldade de se vestir bem? Comenta aí (👇)!

❣️ E para elevar seu look, é certo que os acessórios desempenham um papel fundamental, não é mesmo? Eles dão o toque de brilho e charme que falta na sua produção. Aqui, você pode contar com as lindas semijoias e bijuterias SWEET LUCY! Em nosso site você encontrará o acessório perfeito para arrematar seu visual. São peças in-crí-veis para todos os gostos e estilos. Aproveite e clique no banner abaixo para conferir nossos lançamentos!


Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima