cabelos femininos

Cabelos Femininos 2024: Guia Completo Dos Fios Com Dicas, Estilos, Modelagem, Rotina de Cuidados Diários E Tendências

Compartilhe!

Se você está na saga dos cabelos femininos perfeitos (🧏‍♀️👩‍🦳👩‍🦱), então já corre pegar uma xícara de café e um docinho (☕🍫) para acompanhar, na íntegra, este super guia para cabelos femininos 2024 que, nós da SWEET LUCY, preparamos com carinho para você: aqui é realmente tudo o que você precisa saber sobre cabelos! E já adiantamos que, neste post, você vai descobrir quais os tipos de cabelos mais comuns, penteados e comprimentos mais usados, além de dicas de tendências desse ano. E, independentemente de ser curto, médio ou longo, este guia do cabelo feminino vai te orientar na escolha do estilo que mais combina com você. Ah! Nós também exploraremos as diferentes densidades fornecendo dicas e truques para um cuidado supimpa (🤌 😘). Então, seja qual for o seu estilo, este artigo completo sobre cabelo feminino vai te ajudar a obter uma madeixa deslumbrante que fará você se sentir toda confiante, linda e poderosa. Está pronta e com ‘cafezin’ na mão(☕)? Então, prepare-se para explorar as diferentes possibilidades que a SWEET LUCY elaborou para você, se jogue neste guia sobre cabelos femininos e desvende dicas para o seu visual ideal (💃💁‍♀️✨).

Conteúdo ocultar
lucy sweet acessorios

Cabelos Femininos: Particularidades

É fato que, os cabelos femininos têm desempenhado um papel vital na expressão da individualidade e na manifestação de estilo há muitos séculos. A versatilidade dos cabelos é notável, e cada cabelo apresenta suas próprias características únicas, com propriedades únicas.


Estilos de Cabelo Feminino

Você sabia que, inicialmente, há 4 tipagens de cabelos? Aqui vamos te mostrar as principais, elas são a base de identificação dos tipos de cabelo da mulher, veja só:

1. liso

  • Características: Cabelos femininos reto, geralmente com pouco ou nenhum frizz.
  • Cortes Populares: Longas camadas, corte em V, bob.

2. ondulado

  • Características: Ondas suaves ou médias que podem variar em forma.
  • Cortes Populares: Longas camadas, corte em camadas despojadas, curto com franja, pixie ondulado.

3. encaracolado ou enrolado

  • Características: Cachos definidos ou apertados.
  • Cortes Populares: Corte em camadas, assimetria, corte pixie cacheado.

4. crespo

  • Características: Cabelos crespos têm cachos mais fechados ou muito apertados, consistência mais densa, frequentemente em formato de espiral.
  • Cortes Populares: Big chop, afro, mini twists.

subcategorias de tipos de cabelos que ramificam ainda mais a quantidade dos estilos existentes, desde o mais liso ao mais crespo e para cada um deles os cuidados específicos. Para te ajudar a entender melhor, nós elaboramos um super artigo falando sobre todos eles, veja aqui 👉 Tipos de Cabelos.


A textura do cabelo descreve a circunferência do seu cabelo. Existem três tipos diferentes de textura de cabelo e, para cada uma, há características próprias que o diferenciam entre si e influenciam o visual, os cuidados ou tratamentos de que pode necessitar.


❤︎ LEIA MAIS SOBRE: TEXTURA DOS CABELOS


Antes mesmo de falarmos sobre as sugestões de cortes, é interessante levar em consideração que, ao escolher o corte de cabelo ideal, é importante considerar o formato do seu rosto. Nem todos os cortes de cabelo ficam bem em todos os formatos de rosto, então aqui estão algumas dicas para ajudá-la a encontrar o corte de cabelo perfeito para você:

1. Rosto redondo

Se você tem um rosto redondo, o ideal é que evite cortes de cabelo muito curtinhos, pois podem fazer seu rosto parecer mais largo, o efeito rosto achatado. Em vez disso, uma sugestão é optar por cortes que adicionem altura e comprimento, como cortes em camadas ou cortes com volume no topo.

2. Rosto quadrado

3. Rosto oval

Alô, mulher mega sena (🤑): se você tem um rosto oval, está com sorte (😎), pois quase todos os tipos de cortes de cabelo feminino ficam muito bem em você. Experimente diferentes estilos, desde cortes curtos aos cortes longos, e escolha o que mais combina com seu estilo pessoal e com o qual se sinta bem ao olhar no espelho.

4. Rosto em forma de coração

Para equilibrar um rosto em forma de coração (🧡), a melhor maneira é optar por cortes que adicionem mais volume nas laterais do rosto. Uma boa pedida são as franjas laterais ou as camadas suaves que podem ajudar a criar um equilíbrio visual bacanérrimo.


Existem inúmeros cortes de cabelo para mulheres, cada um com seu próprio estilo e personalidade. Aqui estão alguns dos cortes mais populares atualmente:

Este é um corte versátil que adiciona movimento e dimensão ao visual do cabelo. As camadas podem ser longas ou curtas, dependendo do efeito desejado. É adequado para todos os tipos de cabelo e pode ser estilizado de várias maneiras.

❤︎ DESCUBRA MAIS SOBRE: CORTES DE CABELOS FEMININO

2. Franja

Uma franja pode transformar completamente o visual de alguém. Existem diferentes estilos de franja, como franja reta, franja lateral e franja desfiada. A escolha da franja certa depende do formato do rosto e do estilo pessoal.

3. Cabelo penteado para trás

Este é um estilo elegante e sofisticado que funciona bem para ocasiões formais. O cabelo é penteado para trás e fixado no lugar com produtos de estilização. Pode ser usado com ou sem franja.


Explorando Os Diferentes comprimentos De Cabelo Feminino

Vimos que um bom corte já será um mega empurrão no visual do penteado feminino, não é mesmo? Então, além dos tipos e cortes, definir o melhor comprimento do cabelo também desempenha um papel importante no seu estilo geral. Aqui estão algumas opções populares de comprimento de cabelo para mulheres:

1. Cabelo curto

O cabelo curtinho é muito prático, poderoso e elegante, indiferente do cabelo, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo. Existem diferentes estilos de cabelo curto, como o pixie, o bob e o blunt cut. Um ponto super positivo é que o cabelo curto é fácil de cuidar e pode ser estilizado de várias maneiras.

2. Cabelo médio

3. Cabelo longo

A escolha do comprimento do cabelo depende do seu estilo pessoal, das características do seu rosto e da facilidade de manutenção. Considere o tempo que você está disposta a dedicar aos cuidados diários do cabelo ao escolher o comprimento ideal.


Há uma ampla variedade de penteados populares para mulheres, e a escolha de um penteado muitas vezes depende do estilo pessoal, tipo de cabelo, ocasião e preferências individuais. Aqui estão alguns penteados populares para mulheres:


Modelagem do Cabelos Femininos: Saiba O Que Passar No Cabelo Antes de Modelar

Antes de modelar o cabelo, é importante prepará-lo adequadamente para garantir que o penteado fique no lugar e tenha uma aparência saudável. Aqui estão algumas opções do que você pode passar no cabelo antes de modelar:

1. Lavagem e Condicionamento

Antes mesmo de sair modelando, o primeiro passo começa com a lavagem e com o condicionamento dos cabelo feminino, indiferente do comprimento ou tipo.

2. Protetor térmico

  • Se você estiver usando ferramentas de calor, como secadores, chapinhas ou modeladores de cachos, é essencial aplicar um protetor térmico. Esse produto ajuda a proteger o cabelo dos danos causados pelo calor.

3. Mousse ou espuma modeladora

  • Mousse ou espuma modeladora pode dar volume e fixação aos cabelos. Aplique uma quantidade adequada nas mãos e distribua uniformemente nos fios, concentrando-se nas áreas que precisam de mais fixação.

4. Spray de Fixação leve

  • Um spray de fixação leve pode ajudar a manter o penteado no lugar sem deixar o cabelo com aspecto rígido. Escolha uma fórmula leve para não sobrecarregar os fios.

5. Óleo ou Sérum Capilar

  • Se o seu cabelo estiver seco ou precisar de um impulso de brilho, um óleo capilar pode ser uma ótima opção. Aplique uma pequena quantidade nas pontas para evitar que pareçam secas e quebradiças.

6. Creme modelador, Gel ou pomada

  • Para estilos mais estruturados ou looks bagunçados, você pode optar por um creme modelador ou pomada. Esses produtos ajudam a definir o penteado e oferecem fixação flexível.

7. Leave-in condicionador

  • Um leave-in condicionador pode ser útil para desembaraçar o cabelo e fornecer umidade adicional. Escolha um produto leve que não pese muito nos fios.

🔥 Dica da Lucy

Nota: Importante que você escolha produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao estilo e modelagem desejados. Além disso, evite o uso excessivo de produtos para não sobrecarregar o os fios de cabelo e comprometer a aparência natural.


Dicas de Estilo Para Realçar A Beleza Dos Cabelos Femininos

Percebe que é uma soma de passos: então agora que você já encontrou o tipo, corte e comprimento de cabelo ideais, chegou a hora de aprender e sacar algumas dicas de estilização para realçar ainda mais a beleza do seu cabelo. Aqui estão algumas dicas úteis:

1. Use produtos de qualidade

Invista em produtos de cabelo de qualidade que sejam adequados para o seu estilo de cabelo. Isso inclui shampoo, condicionador, máscaras de tratamento e produtos de estilização. Produtos de qualidade ajudam a manter o cabelo saudável e bonito.

2. Proteja o cabelo do calor

Antes de usar ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e babyliss, aplique um protetor térmico no cabelo para evitar danos causados pelo calor. Use a temperatura mais baixa possível ao estilizar o cabelo e evite o uso excessivo de ferramentas de calor.

4. Cuide do seu couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável é essencial para um cabelo bonito. Mantenha o couro cabeludo limpo e higienizado e livre de resíduos usando um shampoo suave ou o mais adequado ao seu tipo. Massageie o couro cabeludo regularmente para estimular a circulação sanguínea e promover o crescimento saudável do cabelo.


sweet lucy loja online bijuterias


Geral: Rotina de Cuidados para Cabelos Femininos Saudáveis e Bonitos

Pensa que acabou? Não, não! Falamos que seria um guia completo e a gente não vacila, a gente entrega tudo (💁‍♀️💃)!

Além de estilizar o cabelo feminino, é importante ter uma rotina de cuidados adequada para manter o cabelo saudável e bonito. Aqui estão algumas dicas gerais para incluir em sua rotina de cuidados com o cabelo:

1. Lave o cabelo com regularidade

Lavagem adequada: lave o cabelo com frequência para remover o acúmulo de sujeira, oleosidade e produtos de estilização. Use um shampoo adequado para o seu fio de cabelo e massageie suavemente o couro cabeludo durante a lavagem. Evite lavar com água muito quente, pois isso pode ressecar o cabelo.

2. Hidrate os cabelos femininos da forma certa

Este é um dos pontos chave: a hidratação é super essencial para manter o cabelo saudável e brilhante. Use um condicionador de qualidade e adequado para o seu cabelo e aplique-o do meio até as pontas. Deixe o condicionador agir por alguns minutos antes de enxaguar para que ele tenha tempo de liberar e ativar as propriedades. Utilize máscaras capilares ou óleos nutritivos para manter a hidratação e suavidade do cabelo.

3. Evite o uso excessivo de ferramentas de calor

Sim, sabemos que as vezes é impossível sobreviver sem eles, mas considere que o uso frequente de ferramentas de calor pode danificar os fios dos cabelo. A ideia é que tente limitar o uso de secadores, chapinhas e babyliss e deixe o cabelo secar naturalmente sempre que possível. Ao usar ferramentas de calor, como chapinhas e secadores, aplique um protetor térmico para evitar danos.

4. Proteja o cabelo dos elementos

O sol, a água do mar e o cloro da piscina podem danificar o cabelo. Use um chapéu ou lenço para proteger o cabelo do sol e enxague-o com água limpa após nadar no mar ou na piscina.

5. Tenha uma alimentação saudável e Garanta Cabelos Femininos Lindos

Ter uma rotina com uma alimentação saudável … é difícil? Sim, é! E não tiramos sua razão, mas bora fazer um esforço e pensar pelo lado positivo, que ela é necessária por vários e vários motivos. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes naturais é importante para a saúde como um todo, no metabolismo e que, consequentemente, reflete na saúde de seus cabelos.

Atente-se de consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas, minerais e proteínas, gorduras boas: frutas, legumes, peixes, carnes e ovos, etc. Tendo uma alimentação mais equilibrada é certo que ao longo do tempo você terá um cabelo bonito, saudável e vistoso.

6. Corte regular

Mantenha as pontas do seu cabelo aparadas a cada 6-8 semanas para evitar pontas duplas e a manter seu visual em dia.

7. Escovação adequada

Use uma escova de cerdas naturais para evitar quebras e distribuir os óleos naturais do couro cabeludo.

8. Proteja o cabelo ao dormir

Use uma touca de cetim ou seda, fronha de seda ou um lenço de seda para evitar o atrito durante a noite.


Problemas Comuns De Cabelo E Suas Soluções

Ainda assim, mesmo com os melhores cuidados, o cabelo pode enfrentar alguns problemas comuns. Aqui estão alguns problemas de cabelo comuns e suas soluções:

1. Queda de cabelo

  • Problema: a queda de cabelo pode ser causada por vários fatores, como estresse, desequilíbrios hormonais ou deficiências nutricionais.
  • Solução: se você está enfrentando queda de cabelo excessiva, consulte um dermatologista para determinar a causa e receber o tratamento adequado.

2. Caspa

  • Problema: a caspa é uma condição comum que causa descamação do couro cabeludo.
  • Solução: use um shampoo anticaspa e evite coçar o couro cabeludo, pois isso pode piorar a condição.

3. Cabelo feminino seco e quebradiço

  • Problema: o cabelo seco e quebradiço pode ser causado por falta de hidratação ou pelo uso excessivo de ferramentas de calor.
  • Solução: hidrate regularmente o cabelo com máscaras de tratamento e limite o uso de ferramentas de calor.

4. Frizz

  • Problema: o frizz ocorre quando o cabelo fica arrepiado, indomado e sem controle.
  • Solução: use produtos antifrizz e evite pentear o cabelo seco, pois isso pode aumentar o frizz.

🔥 Dica da Lucy

É importante lembrar de que, cada problema de cabelo pode exigir uma abordagem totalmente diferente ou tratamento específico e especializado, então, não hesite em consultar um profissional, como um cabeleireiro experiente ou médico, se estiver enfrentando problemas persistentes❗

Produtos Capilares Certos Para os Cabelos Femininos

A escolha dos produtos capilares certos é fundamental para o cuidado adequado com os cabelos. Então, tenha certeza de que os produtos que você usa são adequados ao seu fio de cabelo. Isso inclui shampoo, condicionador, máscaras, óleos, e até mesmo, os produtos de estilização.


Como Cuidar Do Seu Cabelo No Dia A Dia

Cuidar do cabelo no dia a dia pode ser uma forma tão relaxante quanto eficaz para manter a saúde dos fios. Aqui estão algumas dicas para incluir na sua rotina diária e aprenda a como deixar o cabelo com mais vida:

  1. Lave com moderação: Evite lavar o cabelo todos os dias, pois isso pode remover os óleos naturais e deixar ressecado. Tente intercalar os dias de lavagem.
  2. Use produtos adequados: Escolha sempre opções boas de shampoo e condicionador apropriados ao seus fios de cabelo. Se não souber qual é o seu tipo, pergunte a um cabeleireiro.
  3. Cuidado ao pentear: Evite a quebra dos fios ao pentear. Desembarace o cabelo com delicadeza e cuidado, começando pelas pontas e subindo até as raízes. Use um pente de dentes largos para evitar quebra.
  4. Proteja do calor: Se usar ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, aplique um protetor térmico para minimizar danos e não use todos os dias.
  5. Não use água quente: Água quente pode deixar o cabelo mais áspero. Prefira água morna ou fria.
  6. Corte regularmente: Corte as pontas a cada período para evitar que pontas duplas apareçam, assim você ajuda a manter o cabelo saudável e em dia.
  7. Mantenha uma dieta equilibrada: Não é deixar de comer! E sim ter uma dieta balanceada, pois a saúde do cabelo também depende da sua nutrição vinda da alimentação. Tenha a certeza de incluir vitaminas e minerais essenciais nas suas refeições.
  8. Hidrate regularmente: Use máscaras para cabelo ou condicionadores profundos para manter o cabelo hidratado. Isso é especialmente importante se o seu cabelo for seco ou danificado.
  9. Evite produtos químicos agressivos: Limite, se possível evite, o uso de produtos químicos agressivos, como alisamentos e colorações frequentes, para evitar danos excessivos aos fios.
  10. Tenha um cronograma capilar: principalmente se seus cabelos estiverem ressecados.
  11. Proteja-o do sol: Use chapéus, bonés sempre que possível e não esqueça de aplicar produtos que contenham proteção UV para proteger os fios do sol.
  12. Durma com cabelo seco: Evite dormir com o cabelo molhado para evitar quebra e possíveis doenças dermatológicas no couro cabeludo.

🔥 Dica da Lucy

Lembre-se, cada pessoa tem necessidades capilares únicas, então adapte essas dicas conforme o que funciona melhor para você!

O Que Fazer Para O Cabelo Não Ficar Ressecado?

Para manter os fios hidratados e evitar o ressecamento do cabelo, confira algumas dicas úteis logo abaixo, veja só:

  • Use produtos de cuidado com cabelos pertinentes do seu fio de cabelo.
  • Não lave o cabelo com água muito quente, pois isso pode retirar os óleos naturais.
  • Hidratações regulares são fundamentais: use máscaras capilares ou condicionadores profundos para repor a umidade.
  • Evite o uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e proteja o cabelo do sol- já falamos sobre, mas nunca é demais frisar, né?
  • Uma alimentação balanceada também contribui para a saúde capilar. Beba bastante água e inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais para os cabelos.


Tendências De Cores De Cabelos Para Mulheres {bônus}

A cor do cabelo é uma forma divertida e criativa de expressar sua personalidade. Quando se trata de cor de cabelo, a inovação não tem limites. Algumas tendências de cores de cabelos incluem:

  • 1. Loiro Platinado: um loiro brilhante que ilumina qualquer estilo.
  • 2. Mechas Coloridas: adicione um toque de cor ao seu cabelo com mechas em tons pastel ou vibrantes.
  • 3. Morena Iluminada: destaques sutis para cabelos escuros que proporcionam profundidade e brilho.
  • 4. Ruivo Acaju: um tom de ruivo profundo e rico que é uma alternativa quente ao cabelo ruivo tradicional.

Os cortes de cabelo e estilos de cabelo estão sempre evoluindo. Aqui estão algumas das tendências mais quentes desse que você pode considerar:

  • 1. Bob Assimétrico: destaque-se com um bob elegante que é mais curto na parte de trás e mais longo na frente. Este estilo traz uma vibe moderna e despojada.
  • 2. Cabelo Longo e Reto: um clássico que nunca sai de moda. Adicione camadas sutis para dar maior movimento.
  • 3. Pixie Cut: um corte curto e ousado que pode ser personalizado para se adequar ao seu estilo único.

FAQ Sobre Cabelos Femininos

Além de todas as super dicas, que apresentamos neste artigo, você conta ainda aqui em nosso FAQ várias outros questionamentos contendo perguntas e respostas, com dúvidas comuns sobre cabelos femininos, vamos a eles:

❤︎ Veja Mais Aqui: QUAIS OS TIPOS DE FIOS DE CABELO FEMININO

Qual é a moda de cabelo?

A moda de cabelo varia conforme a tendência atual, não apenas no corte, mas em penteado, estilizações com acessórios e nas tonalidades de cores.

Qual o cabelo que tá na moda hoje?

Uma das principais apostas da moda em cabelos hoje são no quesito corte: baby bang, blint bob e long bob; na tonalidade o ruivo é um dos mais pedidos nos salões; já no penteado: o coque e o rabo de cavalo são os mais usados atualmente.

Por Que água quente faz mal para o cabelo?

A água quente pode prejudicar o cabelo de algumas maneiras. Em primeiro lugar, ela remove os óleos naturais do couro cabeludo, deixando os fios mais secos, ásperos e propensos a danos. Além disso, a água quente pode abrir as cutículas do cabelo, tornando o fio mais poroso e suscetível a quebras e pontas duplas. Então, é bom tentar lavar o cabelo com água morna ou fria para manter a saúde dos fios.

Qual a melhor água para lavar os cabelos Femininos?

A água que você tem em casa mesmo costuma funcionar bem! Mas se estiver se referindo ao tipo de água, água filtrada ou mineral pode ser uma opção, pois não contêm impurezas que podem prejudicar o cabelo. Mas o tipo de água não é tão relevante, o mais importante é não usar água extremamente quente, como já mencionamos antes.

Pode lavar o cabelo com água quente no frio?

A água quente pode ser reconfortante, especialmente no frio, né? Só não exagere na temperatura, porque lavar o cabelo com água muito quente com frequência pode ressecar o couro cabeludo e os fios.

O que passar no cabelo antes de modelar?

O que fazer com cabelos secos?

Primeiro identifique qual é o seu tipo de cabelo, conhecendo a estrutura você poderá apostar em produtos de hidratação específicos às características dos seu cabelo. Aposte em shampoo, condicionador e máscaras de hidratação adequadas.


Conclusão Tudo Sobre Cabelos Femininos

Wow!! (🤩) Não dá pra falar que a gente não entregou tudo, hein?! (💁‍♀️✅) Vimos tantas dicas incríveis nesse artigo, não é mesmo? De fato, os cabelos femininos são uma parte essencial da identidade e do estilo pessoal, você concorda?

Outra coisa importante, importantíssima: não esqueça sempre de usar produtos adequados aos cabelos femininos de boa qualidade. Cuide bem de seus cabelos com carinho para que eles possam estar sempre brilhantes e saudáveis, afinal, nosso cabelo é a nossa raiz e a nossa identidade — e ele diz muito sobre a gente, né?!

sweet lucy joias

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima