tipos de cabelo feminino

Tipos de Cabelo: Descubra Qual O Seu Tipo, Categoria, Classificação, Texturas e Pesque As Dicas Certas De Autocuidado

Compartilhe!

Você conhece todos os tipos de cabelos existentes? 🤔 Você sabe exatamente qual é o seu tipo de cabelo? 🤷‍♀️ Você sabe qual tipo de produto correto usar no seu tipo de cabelo? São vários questionamentos, não é mesmo? É comum mulheres se perguntarem: Afinal, qual é o meu tipo de cabelo? Esta dúvida é mais comum do que você imagina, sabia? Por isso, nós da SWEET LUCY, elaboramos no capricho este super artigo falando sobre tipos de cabelo, com o objetivo de te ajudar a identificar e descobrir qual é o seu e assim conseguir tratá-lo e mantê-lo da melhor forma. Aqui você vai ver quais são os tipos de cabelo e também exploraremos os diferentes nomes populares de tipos de cabelos e classificações, destacando as melhores práticas de cuidados e o que evitar para manter a saúde e a beleza dos fios.💁‍♀️✨. Já viu que tem muita coisa interessante aqui, hein?! Então pegue se cafezinho ☕ e um docinho 🍰 e vamos descobrir agora qual o seu tipo de cabelo feminino e subcategoria a qual ele pertence? 🤜🤛

Conteúdo ocultar


Aprenda a Amar O Seu Tipo de Cabelo

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o amor pelos nossos cabelos (💖)! Tenha em mente: os seus fios são lindos (✨)! Não desdenhe e nunca menospreze o seu cabelo! Ele faz parte de quem você é, da sua genética, da sua árvore genealógica, da sua história. Seus cabelos são uma herança natural. Você é única, então, nada de dizer que você não ama os seus fios, que eles são feios, etc.

Não importa o tipo de cabelo que você tenha, não importa se ele é fino ou grosso, longo ou curto, fosco ou brilhante, cacheado, crespo ou liso, seu cabelo merece respeito. Não existe cabelo feio! Isto é balela.

O que existe é entender mais sobre ele, descobrir e identificar exatamente qual o tipo de cabelo você tem e assim tratar, cuidar da melhor maneira e oferecer produtos e ferramentas necessárias para viver de mãos dadas e in love (💞) com ele, certo?

Mentalize (💆): a 5ª série não habita mais em mim! Brincadeira, a parte, não existe cabelo feio! O cabelo, para nós mulheres, deve sempre ser motivo de orgulho, beleza e de alegria. Os cabelos representam fonte de confiança, de auto expressão, pertencimento e, principalmente, de autoestima.

Mentalizado? Disto isto, vamos a esta pauta, que está cheia de assunto e que irá te ajudar a identificar qual tipo de cabelo é o seu, a subcategoria ao qual ele pertence e dicas de cuidados e estilo para fazer as pazes de vez. Vamos a eles!

📌 Dica da Lucy

Do liso e fino ao volumoso e cacheado, o cabelo de cada mulher é diferente e bonita à sua maneira. Cada uma nasceu com sua textura de cabelo e tentar conhecer mais sobre seu tipo de cabelo é essencial para viver de boas pazes com eles. Com as informações ricas, contidas neste artigo, acredito que irá te ajudar muito! Continue lendo!

O que significa tipo de cabelo E Quais São Os 4 Tipos de Cabelos Existentes

Quando você pensa em diferentes tipos de cabelo feminino, provavelmente pensa em termos simples, como cacheado ou liso, certo? É muito comum, mas você sabia que há mais tipos de cabelos do que geralmente imaginamos?

1. O que é folículo capilar?

O folículo capilar é uma estrutura tubular situada na hipoderme, e é nela que a raiz do fio capilar se encontra. Estima-se que o corpo humano contenha aproximadamente cinco milhões de folículos capilares distribuídos por toda a sua extensão. Essas bolsas desempenham um papel fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento do cabelo, sendo locais essenciais para a nutrição e sustentação dos fios capilares.

2. Principais Tipos de Cabelos Femininos

A principal classificação de tipagem de cabelos e cachos foi originalmente desenvolvida pelo cabeleireiro Andre Walker. Ele nos informa que o seu tipo de cabelo base é baseado principalmente no padrão de nível de cachos do seu cabelo, o grau da curvatura dos fios. A quantidade de cachos no cabelo é determinada pelo folículo capilar. O sistema é dividido em quatro categorias principais de tipos de cabelo:

  • Tipo 1: Liso
  • Tipo 2: Ondulado
  • Tipo 3: Encaracolado
  • Tipo 4: Crespo

Antes de mais nada, o seu tipo de cabelo é determinado pela genética. Cada vez que seu cabelo passa pelo ciclo de crescimento, essas características genéticas são reafirmadas. E de forma, geral, entenda que, quanto mais oval ou assimétrico for o seu folículo, mais encaracolado será o seu cabelo.

❤︎ Entenda mais Sobre: O GUIA DOS CABELOS FEMININOS


Nomes Populares de Cada Tipo de Cabelo

Cada cabelo tem uma textura. Confira algumas curiosidades sobre os nomes populares usados para definir cada tipo de cabelo. Cada nome pode variar de região para região.

  • Liso: O cabelo liso é também chamado popularmente de cabelo escorrido, reto e sedoso.
  • Ondulado: O cabelo ondulado é também chamado popularmente como despenteados ou esvoaçantes.
  • Cacheado: O cabelo cacheado é também chamado popularmente de enrolado, espiral, encaracolado, saca rolha (devido aos nível de formato espiral) ou cachinhos (este último, é um termo voltado mais para crianças).
  • Crespo: Cabelo afro é uma forma comum usada para nomear o cabelo crespo.

Como cada tipo de cabelo é chamado em sua cidade? Diz pra gente nos comentários!


Identificando O Tipo de Cabelo Com As Categorias de tipos de cabelo

A forma como você penteia seu cabelo é uma questão de preferência, mas você provavelmente já sabe que seu cabelo tem algumas limitações. Talvez tenda a frisar facilmente ou não queira segurar os cachos, por exemplo. Essas são qualidades que você não pode controlar, mas pode aprender como contorná-las, certo?

Os cabelos femininos vão muito além de simples fios. Cada tipo de cabelo possui características únicas que merecem de cuidados específicos. Os tipos de cabelo feminino variam amplamente em textura, densidade e curvatura. Conhecer o seu tipo de cabelo, a textura do cabelo e saber como cuidar dele é a chave para ter um cabelo bonito e saudável.

Como classificar meu cabelo? Para classificar seu cabelo é crucial entender o seu tipo de cabelo certo para que você consiga dar os próximos passos e assim ser mais assertiva com relação aos produtos e cuidados mais adequados.

O primeiro passo para encontrar o seu estilo de cabelo é entender e identificar qual é o seu dentre os diferentes tipos de cabelo feminino. Inicialmente, há quatro tipos principais de cabelo, veja os mais comuns:

Tipo 1: Liso

O Tipo de Cabelo Liso deve ser naturalmente liso (não são considerados lisos por ações químicas ou por ferramentas). Então, se você tem cabelos naturalmente desse tipo eles podem ter tendência a ficar oleosos e brilhantes. Só para você ter uma ideia, o cabelo liso fica oleoso mais rápido se comparado com o cabelo cacheado, porque a oleosidade do couro cabeludo desce pela haste do cabelo mais rapidamente.

Tipo 2: Naturalmente Ondulado

O Tipo de Cabelo Ondulado tem um charme todo natural com ondulações suaves e forma uma forma “S” solta. É mais espesso, se comparado com o cabelo liso e pode ser propenso a apresentar frizz. O cabelo desse tipo tem ondas naturais e tende a ser mais grosso que o cabelo Tipo 1.

Tipo 3: Cacheado ou Encaracolado

O Tipo de Cabelo Cacheado tem cachos mais definidos e pode variar de cachos soltos a cachos mais apertados. É geralmente mais espesso e mais seco, se comparado aos demais tipos de cabelo.

Esse tipo de cabelo é definitivamente cacheado – geralmente o tipo de cacho que fica liso quando o cabelo está molhado, mas volta a ser cacheado à medida que seca. O cabelo cacheado tem cachos elásticos e claramente definidos e tende a ser fácil de pentear.

Tipo 4: Crespo

O Tipo de Cabelo Crespo é caracterizado por cachos muito apertados ou espirais. É o tipo de cabelo mais espesso e mais seco contendo cachos muito justos, às vezes bem definidos. Tende a ter uma textura bastante grossa, mas também é sensível e sujeito a danos pelo calor e pelo produto. Muitas vezes é muito áspero, mas na verdade também é sensível e facilmente danificado.


Tabela de Tipagem de Cabelos: Que Tipos de Cabelo Existem?

Aqui apresentamos para você, uma melhor visualização e compreensão, através de uma tabela, mostrando quais os tipos de cabelos existentes:

TIPAGEM TIPO DE CABELO
TIPO 1 Liso
TIPO 2 Ondulado
TIPO 3 Cacheado
TIPO 4 Crespo

Subcategorias de Tipos de Cabelos: Descubra Quais São Os 12 Tipos de Cabelos

Quer o seu tipo de cabelo seja crespo, cacheado, ondulado, liso ou algo intermediário. Tenha em mente que além de se preocupar com o visual e a modelagem é também primordial preocupar com em manter a saúde ideal do cabelo.

Com tantos tipos de cabelo, comparar o seu com uma tabela de tipos de cabelo (como a que você viu acima) pode ser útil para obter um cabelo saudável e saber escolher os melhores produtos para o cabelo.

Qual é o meu tipo de cabelo?

Há muitos tipos diferentes de cabelo. E felizmente, existe um sistema de tipagem de cabelo bastante padrão que nos mostra as classificações de tipo de cabelo que vão desde cabelos lisos até cabelos crespos, passando pelos intermediários.

Primeiramente entenda que, a maioria das pessoas não se enquadra exatamente em um tipo específico e pode descobrir que tem texturas diferentes em diferentes partes do couro cabeludo. Sim, isto é totalmente possível!

Você pode se identificar perfeitamente com um fio em uma tabela de tipos de cabelo ou pode ver vários cachos e ondas que se parecem com os da sua cabeça, e ambos são completamente normais. É aqui, que entram as subcategorias de tipos de cabelos.

Então, além dos Tipos 1, 2, 3 e 4, mostrados mais acima, há também as subcategorias adicionais de tipos de cabelos (A, B e C) para cada um dos tipos de cabelo, com base em variações de textura e perfazendo um total de 12 tipos de cabelo diferentes.

🔥 Dica Top!

A base de identificação dos tipos de cabelos são representados por números de 1 a 4. E as subcategorias de tipos de cabelos são representadas pelas letras A, B e C, como veremos mais abaixo.

Na verdade há 12 subcategorias diferentes de tipos de cabelo, cada uma com uma descrição muito específica. Então além da categoria, seu cabelo certamente se encaixará na subcategoria, então conhecer exatamente qual o seu tipo de cabelo é a chave certeira para cuidar dele da melhor forma.

Abaixo mostraremos tudo o que você precisa saber para identificar seu tipo de cabelo. Dê uma olhada em seu cabelo, leia as subcategorias de cada um e nas descrições de cada tipo de cabelo, abaixo:

Tipo 1: Tipo de Cabelo Liso

O Tipo de Cabelo Liso é caracterizado por ser reto e sem ondulações. Tende a ser geralmente mais fino e a ser mais oleoso se comparado com os demais tipos de cabelo. O cabelo liso é também conhecido por sua suavidade e brilho natural, quando limpo.

Cabelo liso geralmente quebra com facilidade por sua textura fina (é aquele com pouca ou quase nenhuma textura). Pode facilmente ficar oleoso, com aspecto pesado e brilhante, pois a falta de cachos no cabelo significa que a oleosidade do couro cabeludo desce pela haste do cabelo mais rápido do que nos cabelos cacheados.

Dependendo do subtipo de cabelo liso, também pode ser um pouco difícil adicionar textura ao cabelo. Esses tipos de cabelo tendem a ficar mais sujos e oleosos mais rapidamente do que outros tipos de cabelo. Como muitas vezes pode ficar pesado com mais facilidade, produtos de cuidado e modelagem de cabelo mais leves são os melhores amigos do tipo 1.

  • Tipo 1A: Muito liso, reto e fino, sendo mais comum em mulheres asiáticas. Caracteriza-se por fios extremamente finos e uma estrutura notavelmente alinhada. Esses fios têm uma propensão maior para formar nós devido à sua estrutura e tendem a apresentar excesso de oleosidade.
  • Tipo 1B: Ainda muito liso, mas um liso com um pouco mais de volume e corpo. O cabelo tipo 1B é um pouco mais grosso, com textura média e mais volume. Nesta subcategoria, observa-se uma combinação entre fios finos e mais espessos. Embora esses fios possam exibir um volume ligeiramente maior em comparação com o tipo 1A, essa diferença não é tão pronunciada e em evidência.
  • Tipo 1C: Cabelo liso e resistente aos cachos Embora ainda liso, esse tipo de cabelo é muito grosso, áspero e brilhante, por isso pode ser difícil fazer os cachos durarem. É também conhecido como cabelo liso pesado. Esses fios são mais espessos, resistentes e apresentam um brilho mais marcante do que os mencionados anteriormente.

Tipo 2: Tipo de Cabelo Ondulado

O Tipo de Cabelo Ondulado é semelhante ao cabelo liso (tipo 1), pois não é cacheado e tende a ficar mais pesado e com aspecto de sujo com uso de óleo e produtos de modelagem, se comparado com os tipos de cabelo 3 e 4. Porém, ele apresenta mais corpo, volume e textura em comparação aos cabelos lisos.

Uma dica para identificar: se você vir poucos ou nenhum fio reto em seu cabelo seco e limpo, ou sem qualquer tipo de cachos, provavelmente você se enquadra no tipo 2.

  • Tipo 2A: Cabelo com padrão solto e ondulado em forma de “S”. Esse tipo de cabelo é muito fino e com ondas em formato de “S” aberto – também é fácil de pentear.
  • Tipo 2B: Cabelo com padrão em “S” mais definido e ondulado. Um pouco mais ondulado se comparado ao tipo 2A de espessura média.
  • Tipo 2C: Cabelo com ondas mais largas. Este tipo de cabelo é ondulado, grosso e levemente áspero – tem tendência a frisar e pode ser mais difícil de pentear.

Tipo 3: Tipo de Cabelo cacheado

O Tipo de Cabelo Cacheado possui um aspecto como uma mola aberta, mais encaracolados, em vez de ondas mais soltas em forma de “S”. Se o seu é dessa forma, então, você tem cabelo cacheado tipo 3.

  • Tipo 3A: Cabelo com cachos soltos – agora existe um padrão de cachos definido e não mais apenas ondas. Esse cabelo tem cachos definidos, com textura grossa e brilho, mas pode ficar crespo.
  • Tipo 3B: Cabelo com cachos que começam a ficar mais apertados. Cabelos desse tipo possuem cachos mais firmes, fechados e podem apresentar combinação de texturas.
  • Tipo 3C: Cabelo com cachos bem enrolados. Este tipo de cabelo tem cachos ou torções muito apertados e geralmente é não é fácil de pentear.

Tipo 4: Tipo de Cabelo crespo

O Tipo de Cabelo Crespo é o irmão mais definido do cabelo cacheado. Assim como os demais, ele também apresenta uma variedade de padrões crespos. O tipo 4 é propenso ao ressecamento e requer foco na saúde e hidratação do cabelo.

  • Tipo 4A: Cabelo com cachos crespos definidos com um padrão ou espiral em forma de “O”. Este cabelo tem textura macia, com cachos ou torções firmes e bem definidos.
  • Tipo 4B: Cabelo com cachos crespos com padrão em forma de “Z” ou espiral mais fechada. Cabelos desse tipo possuem cachos bem apertados, mas são menos definidos, macios e bem frágeis.
  • Tipo 4C: Cabelo com cachos crespos que são firmemente enrolados com um padrão em forma de “O” muito apertado.

Como faço para descobrir meu tipo de cabelo?

Descobrir seu tipo de cabelo se resume principalmente a examinar seus próprios fios, além de descrições e exemplos dos vários tipos e subtipos de cabelo. Não existe um teste ou truque que sirva para todos para determinar qual (ou dois, ou três!) dos doze tipos de cabelo nascem do seu couro cabeludo.

Além de examinar exemplos de diferentes tipos de cabelo e compará-los com os seus, uma forma eficaz é examinar seu cabelo recém-lavado e completamente seco, sem ação de ferramentas ou produtos químicos que modifique a aparência.

Depois que a água do cabelo seca, é natural que ele fique menos pesado, por isto a importância de lavar os cabelos para poder ajudar a descobri qual o seu tipo de cabelo. Um bom exemplo, você pode ter cabelos ondulados e, uma vez totalmente secos, eles podem se transformar em cachos mais apertados devido ao encolhimento, tornando-os um subtipo completamente diferente.


Tipos de Cabelo e Texturas De Cabelos

Pensa que acabou? Não, não! Ainda temos muito do que falar sobre os tipos de cabelos e as texturas de cabelos. A gente entrega tudinho mesmo para você (💁💫). Vamos lá!

Vamos recapitular, brevemente, e entender com base em tudo o que vimos até aqui, veja só:

  • Existem quatro tipos de cabelos diferentes: 1, 2, 3 e 4.
  • Cada tipo de cabelo pode ser dividido em três subtipos: A, B ou C.

Então depois de entender os diferentes tipos e ter identificado qual é a sua subcategoria, agora é a hora de apresentar a você sobre as texturas de cabelo.

Aqui você entenderá do que seu cabelo é naturalmente capaz quando se trata de coisas como ter corpo, volume ou segurar os cachos. Além disso, depois de conhecer seu tipo de cabelo, você aprenderá como cuidar melhor dele, como veremos mais adiante.

Muitas pessoas pensam que a “textura do cabelo” é simplesmente a sensação de toque do cabelo. Ou ainda quando se olha no espelho ele pareça seco ou oleoso. Mas a verdade é que “seco” ou “gorduroso”, não é tecnicamente a textura do cabelo.

Cabelo seco ou gorduroso simplesmente descreve o estado atual do seu cabelo. Já a textura e o tipo de cabelo são algo com que você nasce.

Então, além dos diferentes tipos de cabelo, também existem diferentes texturas de cabelo em que pensar. A textura do seu cabelo é normalmente uma descrição de sua circunferência ou da espessura. Existem três texturas de cabelo diferentes diante dos quatro tipos de cabelos. Saiba identificar a textura do seu cabelo:

1. Cabelo Fino

O cabelo de textura fina tende a ser fino e frágil. Cada cabelo possui duas camadas, o córtex e a cutícula. Como o cabelo fino é muito fino, ele pode ficar oleoso ou muito oleoso rapidamente. Ele também tende a ficar pesado com o uso de certos produtos e quebra mais facilmente do que cabelos mais grossos.

2. Cabelo Médio

Já o cabelo de textura média é mais grosso que o cabelo fino e é o que a maioria das mulheres tem. O cabelo com essa textura ainda tem duas camadas, o córtex e a cutícula, mas algumas mulheres podem ter uma terceira camada no cabelo, chamada medula. Cabelos de espessura média tendem a segurar melhor os penteados do que cabelos finos e têm mais volume. Também é menos sujeito à quebras.

3. Cabelo Grosso

O cabelo com textura grossa tem três camadas: córtex, cutícula e medula e parece mais cheio do que o cabelo fino ou médio. Cabelo grosso segura bem os penteados e é mais tolerante do que outras texturas a coisas como calor, produto e cor do cabelo. Também é menos propenso a quebrar, mas pode ficar crespo em clima úmido e demorar mais para secar.


Como Mudar o Tipo de Cabelo

Obviamente, cada um de nós nasce com uma textura e um tipo de cabelo únicos. Você não pode mudar seu tipo de cabelo para um tipo de cabelo diferente. Você pode alterar seu padrão de cachos com a ação de calor intenso, através de ferramentas para cabelos ou através de ações de produtos químicos.

Observação: Muitos profissionais que dizem que, o seu padrão de cachos pode mudar um pouco por hormônios, tratamentos ou medicamentos que você está tomando, mas seu padrão básico de cachos está em seu DNA, na sua genética.

No entanto, a aparência do seu tipo de cabelo é algo que você pode alterar. Você pode enrolar, alisar, trançar ou fazer permanente no cabelo, por exemplo. Você também pode alterar sua rotina de cuidados com o cabelo. Cabelos secos, opacos ou crespos podem ser ajudados com vários tratamentos caseiros, como máscaras ou produtos capilares e também com tratamentos profissionais no salão ou clínica.

Se o seu cabelo estiver constantemente muito seco, pode haver fatores de saúde a serem considerados, pois sua saúde geral afeta a aparência e o toque do seu cabelo. Se for esse o caso, um suplemento capilar pode ajudá-lo porque contém as vitaminas e minerais importantes que seu corpo necessita. Também fornecerá especificamente as vitaminas essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Mas, considere a opinião e avaliação de um médico que ajudará de forma eficaz e profissional a identificar a causa e tratá-la da melhor maneira.


❤︎ VEJA MAIS SOBRE: CORTE DE CABELOS FEMININOS


Vantagens, Características e Dicas de Estilo Por Tipo de Cabelo

1. Liso

  • Vantagens: Fácil de alisar, pentear e estilizar.
  • Características: Cabelos femininos reto, geralmente com pouco ou nenhum frizz.
  • Dica de estilo do cabelo liso: Para realçar a beleza, utilize produtos que promovam o brilho e evite excesso de peso nos fios.

2. Ondulado

  • Características: Ondas suaves ou médias que podem variar em forma.
  • Vantagens: Tende a manter a forma naturalmente, versátil para estilização.
  • Dica de estilo do cabelo ondulado: Para realçar as ondas, utilize produtos específicos e evite o excesso de calor durante a estilização.

3. Cacheado

  • Características: Cachos definidos ou apertados.
  • Vantagens: Textura encantadora, capacidade de criar estilos volumosos.
  • Dica de estilo: Hidratação profunda dos fios e produtos específicos para cachos são essenciais para um cabelo cacheado bonito.

4. Crespo

  • Características: Cabelos crespos têm cachos mais fechados ou muito apertados, textura mais densa, frequentemente em formato de espiral.
  • Vantagens: Visual único, versatilidade para estilização.
  • Dica de estilo: Aposte na hidratação intensiva, com produtos bons e específicos para cabelos crespos. Técnicas de manuseio suave são fundamentais para evitar a quebra dos fios.

📌 Dica da Lucy

Este é o primeiro passo para manter a saúde e beleza dos seus cabelos: entender e conhecer o seu tipo de cabelo e textura são os primeiros passos para cuidar dele adequadamente, dando a ele mais saúde e realçando a beleza dos fios. Tenha sempre uma rotina de cuidados às necessidades específicas do seu cabelo, como veremos mais abaixo.

Dicas Gerais De Cuidados Por Tipo de Cabelo

Quando se trata de cuidar do seu tipo de cabelo, há vários fatores diferentes a serem considerados. Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente quais produtos usar, para evitar problemas e resultados indesejados.

Em geral o uso de shampoo e condicionador podem parecer simples, mas existem muitos tipos diferentes. Se você perceber bem nas gôndolas das perfumarias há infinitas marcas que apresentam shampoos e condicionadores feitos especificamente para cada tipo de cabelo.

Então, o melhor shampoo para cabelos lisos pode não funcionar tão bem para cabelos cacheados e vice-versa. Outros produtos como óleo ou sérum, máscaras capilares, protetores térmicos e outros também funcionam de maneira diferente para diferentes tipos de cabelo. Pegou a visão (😘🤌)?

Outra diferença no cuidado dos diversos tipos de cabelo está nas técnicas recomendadas para secar e modelar os cabelos. Existem também certas maneiras de cortar cabelos de diferentes tipos.

Então pra te ajudar nessa missão, apresentamos uma visão geral de dicas de cuidados com os cabelos — para os quatro tipos de cabelo:

1. Cabelo Liso (Tipo 1): Mantenha-o Limpo

Muitas mulheres com esse tipo de cabelo acham fácil deixá-lo crescer e muitas vezes ele tem muito brilho natural. O problema é que o cabelo liso fica oleoso muito rapidamente, então pode ser necessário lavá-lo com mais frequência e usar produtos como shampoo seco nos dias intermediários.

  • Produtos recomendados: Procure xampus e condicionadores volumizadores para dar um pouco mais de vida aos seus cabelos lisos e finos. Evite produtos muito pesados ou com muita fixação.
  • Dicas de estilo: Ao secar o cabelo, vire-o de cabeça para baixo e use uma escova redonda para dar mais volume. Após a secagem, borrife um pouco de shampoo seco nas raízes para absorver o excesso de óleo – você também pode fazer isso antes de dormir nos dias em que não lava o cabelo. Se você quiser ir além, experimente usar um produto texturizante e espalhe da raiz às pontas.
  • Dicas de corte de cabelo: Um corte de cabelo médio vai dar ao seu cabelo a aparência de um pouco mais grosso. Se você tem cabelos lisos médios ou grossos, adicione algumas camadas para dar movimento ao cabelo.
  • Cuidados gerais: Para mantê-lo saudável, é importante usar produtos de limpeza para cabelo que sejam suaves e evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como pranchas e secadores em alta temperatura.

2. Cabelo Ondulado Tipo 2: Mantenha-o Leve e Fácil

O principal problema dos cabelos ondulados é que eles tendem a ficar crespos. O segredo para cuidar dos cabelos ondulados é controlar o frizz sem sobrecarregar os cachos naturais. Suas principais preocupações são adicionar umidade e volume sem perder a onda.

  • Produtos recomendados: Procure shampoos e condicionadores desenvolvidos para hidratar e hidratar os cabelos. Para ajudar a manter a hidratação e reduzir o frizz, experimente usar uma máscara capilar hidratante uma vez por semana.
  • Dicas de estilo: Para evitar que as suas ondas naturais fiquem frisadas, aplique um pouco de mousse modeladora da raiz às pontas enquanto o cabelo ainda está húmido. Para fixar a hidratação e controlar o frizz, aplique um pouco de óleo capilar começando pelo meio da haste e espalhando até as pontas. Evite o couro cabeludo ou seu cabelo poderá ficar bem oleoso. Ao secar os cabelos, use um difusor e apoie as pontas do cabelo no acessório para secá-lo. Para maior controle do frizz, desligue o fogo quando o cabelo estiver 90% seco e aplique um creme finalizador. Para realçar as ondas naturais, recomenda-se o uso de produtos de estilização específicos para cabelos ondulados e evitar o uso de escovas, que podem desfazer as ondas. O tipo 2B é ideal para a tendência balayage, onde os estilistas pintam à mão a cor na camada externa do cabelo.
  • Dicas de corte de cabelo: Se você tem cabelos finos e ondulados, um corte de cabelo em camadas pode lhe dar o volume necessário. Para texturas mais grossas, usar o cabelo comprido manterá as ondas mais relaxadas. Quanto mais curto for, mais cacheado seu cabelo ficará, porque há menos comprimento para deixá-lo pesado.

Observação: Mulheres com tipo de cabelo 2C podem ficar frustradas ao alternar entre o alisamento diário, que pode danificar o cabelo, e tentar encontrar maneiras de realçar e controlar suas ondas. A boa notícia é que muitos mousses leves agora contêm ingredientes antiumidade. Aposte!

3. Cabelo Cacheado Tipo 3: Foco na Umidade

Eu não gosto e, imagino que nenhuma mulher gosta de frizz, né? Mas infelizmente é uma batalha constante que eu ou você teremos que travar se tiver cabelos cacheados. A chave de ouro para controlar o frizz é manter o cabelo sempre hidratado. Escolhendo o shampoo e o condicionador certos que podem hidratar seus cabelos, enquanto mousses, cremes e gel podem adicionar controle, fixação leve e definição.

  • Produtos recomendados: Para manter a hidratação e definir os cachos, é importante usar produtos hidratantes e evitar pentear o cabelo seco.
  • Dicas de estilo: Se você quiser abraçar seus cachos, aplique um pouco de mousse leve ou óleo de cabelo da raiz às pontas – apenas certifique-se de que não seja nada pesado. Assim que sair do banho, use uma escova úmida para desembaraçar sem arrancar os cachos e depois seque com difusor. Para você que tem cabelo tipo 3B, evite silicone e sulfatos em seus produtos para cachos. Eles podem domar temporariamente o frizz, mas podem secar o cabelo com o tempo e causar quebra. Já para 3C, em vez de pentear, o que pode causar frizz e quebra, use um condicionador sem enxágue e passe a ponta dos dedos nos cabelos molhados e opte por secar ao ar em vez de usar um secador de cabelo.
  • Dicas de corte de cabelo: O corte de cabelo que você escolher determinará o quão cacheado seu cabelo ficará. Semelhante ao cabelo ondulado, quanto mais curto você for, mais cacheado seu cabelo ficará.

4. Cabelo Muito Crespo ou Crespo Tipo 4: Um Pouco de Tudo

Se o seu cabelo for muito cacheado ou crespo, pode ser um pouco difícil decidir quais produtos funcionam ou não para você. Tudo depende da sensibilidade dos fios, do comprimento e da textura do seu cabelo.

  • Produtos recomendados: A chave para cuidar de cabelos crespos é a hidratação – comece com um shampoo para cabelos ultra cacheados ou crespos e um condicionador hidratante pesado. Outros produtos como óleos ou sérum para o cabelo e cremes de acabamento podem ajudar a reter a umidade e adicionar definição aos seus cachos, enquanto uma pomada leve ajudará no penteado.
  • Dicas de estilo: Logo após o banho, você vai querer secar o cabelo com uma toalha para remover o excesso de umidade. Cabelos muito cacheados e crespos tendem a se dar melhor com a secagem ao ar porque o secador pode causar ressecamento excessivo e aumentar o risco de quebra. Após a secagem com toalha, use um pouco de óleo de cabelo ou condicionador sem enxágue para hidratar e definir seus cachos. Para manter a saúde do cabelo afro, é essencial hidratá-lo regularmente com bons produtos e protegê-lo com técnicas de coque ou tranças.
  • Dicas de corte de cabelo: Muitas mulheres com esse tipo de cabelo evitam cortar o cabelo porque quanto mais curto você fica, mais cacheado fica o cabelo. Mesmo se você não quiser remover o comprimento, você ainda deve fazer cortes de cabelo regulares para manter as pontas saudáveis.

Observação:

  1. O cabelo tipo 4 é o tipo de cabelo mais delicado, com informam cabeleireiros. Então, você tem que ser muito cuidadosa com ele e não esquecer de que ele precisa de muita umidade. Para obter hidratação você pode apostar nos óleos. Máscaras, manteigas e cremes de condicionamento profundo são boas opções para preservar a saúde do cabelo.
  2. O cabelo 4B: desembarace suavemente com a ponta dos dedos, usando quantidades generosas de condicionador sem enxágue para hidratar e condicionar. Em seguida, separe o cabelo em quatro seções. Aplique creme ou gel de ondulação ao longo de cada cacho, torcendo os fios em volta do dedo indicador.

Importante: A saúde dos fios é superimportante nos cabelos tipo 3 e tipo 4, porque cabelos cacheados e crespos requerem mais manutenção e cuidados do que cabelos lisos. Apostar em produtos hidratantes e umectantes são essenciais.

📌 Dica da Lucy

Seja qual for a tipagem de seus cabelos, uma coisa é certa: lavar o cabelo com muita frequência pode fazer com que o couro cabeludo produza oleosidade em excesso ou o ressecamento dos fios, conforme tipo de cabelo.

Já aprendemos que cada cabelo tem sua estrutura própria, não é mesmo? Agora falaremos um pouco sobre cuidados específicos para cada tipo de cabelo feminino, acompanhe:

1. Liso

  • Use produtos que proporcionem volume.
  • Evite excesso de produtos que possam deixar o cabelo oleoso ou pesado.

2. Ondulado

  • Hidratação para manter as ondas definidas.
  • Evite pentear os cabelos secos para não desmanchar as ondas.

3. Cacheado

  • Hidratação profunda regular.
  • Utilize técnicas de finalização para definir os cachos.

4. Crespo

  • Hidratação intensiva.
  • Evite produtos com ingredientes que ressequem os fios.


Como a porosidade e a densidade afetam o seu cabelo

1. Tipos de cabelo: Sobre a Porosidade

Quando os profissionais do cabelo falam sobre porosidade, eles se referem à capacidade do seu cabelo de absorver a umidade. Se o seu cabelo for altamente poroso, ele terá muitos buracos na camada superficial, chamada cutícula.

Você pode ter cabelo naturalmente poroso ou o processamento químico e térmico pode ter tornado seu cabelo mais poroso do que normalmente seria.

Esses buracos na cutícula permitem que o cabelo absorva mais umidade. Se o clima onde você mora for úmido, seu cabelo pode ficar crespo. Isso ocorre porque a cutícula retira a umidade do ar.

A boa notícia é que os cabelos porosos também absorvem bem os produtos hidratantes. Uma ampla gama de produtos, desde condicionadores sem enxágue até manteigas ricas, pode selar os buracos e tornar o cabelo mais fácil de pentear.

O cabelo menos poroso fica bem preso e tende a resistir à umidade, seja ela ambiental ou processamento químico.

Para evitar o acúmulo de produtos que podem deixar o cabelo pesado e opaco, lave-o semanalmente com um shampoo clareador e escolha produtos mais leves, como leites e mousses para o cabelo, para dar volume.

Você pode descobrir que os produtos funcionam melhor se usar um secador de cabelo. O calor pode abrir a cutícula apertada e permitir a entrada de umidade.

2. Tipos de cabelo: Sobre A Densidade


A densidade do cabelo refere-se ao número de fios de cabelo em sua cabeça. Se você não consegue ver seu couro cabeludo com clareza, provavelmente você tem cabelos densos. Se você consegue ver seu couro cabeludo mesmo sem separar o cabelo, provavelmente você tem baixa densidade de cabelo.

A densidade do seu cabelo pode ser afetada por vários fatores, incluindo estresse, hormônios durante a gravidez ou menopausa e nutrição.

É uma boa ideia fazer um balanço dos produtos que você está usando se a densidade do seu cabelo mudou.

Produtos pesados podem alisar cabelos de baixa densidade. Procure sprays de textura e mousses leves para adicionar volume e sustentação. Cabelos de alta densidade podem se beneficiar de cremes e manteigas mais espessas para adicionar brilho e controle.


O que Evitar para Cada Tipo de Cabelo

Há algumas ações que você deve ficar atenta e evitar usar ou fazer conforme seu tipo de cabelo, veja só?

1. Liso

  • Evite produtos pesados que podem tirar o volume.
  • O cabelo tipo 1 tem tendência a ficar oleoso, por isso muitos estilistas recomendam que você verifique o rótulo para ter certeza de que o produto que você está comprando não adicionará óleo extra ao seu cabelo.
  • Evite séruns, óleos finalizadores ou os de manteigas pesadas. Com cabelos lisos ou finos, recomendamos sprays de textura. Shampoos secos também são uma boa ideia.

2. Ondulado

  • Evite o uso excessivo de calor para prevenir danos às ondas naturais.

3. Cacheado

  • Evite pentear os cabelos secos para evitar o frizz.

4. Crespo

  • Evite produtos que contenham álcool, pois podem ressecar os fios.

📌 Dica da Lucy

Uma dica valiosa para todos os tipos de cabelo: evite lavar seus cabelos de forma excessiva.

Encontre Sua Tribo de Tipos de Cabelo {bônus}

Onde quer que você esteja em sua jornada capilar, provavelmente outras pessoas também já estiveram lá antes, não é mesmo?

Uma das coisas mais úteis que você pode fazer é usar as redes sociais para encontrar e seguir alguém cujo tipo de cabelo seja semelhante ao seu. Experimente os produtos que eles recomendam. Use técnicas que funcionaram para eles. Você economizará tempo e dinheiro e encontrará uma comunidade de apoio.


FAQ Sobre Tipos de Cabelo

Elencamos um séria de dúvidas comuns contendo várias perguntas e respostas para te ajudar mais ainda sobre tipos de cabelo, vamos a elas:

Como Definir Meu Tipo De Cabelo?

Você primeiramente precisa identificar qual o seu tipo de cabelo, através da tabela de tipagem de cabelos, na sequencia você deverá identificar a subcategoria na qual seu cabelo pertence.

Qual o Meu Tipo de Cabelo?

Para saber qual é o seu tipo de cabelo é necessário primeiramente conhecer todos os tipos e subcategorias de tipos de cabelos, assim que identificar você poderá usar produtos e cortes adequados ao tipo.

Como saber o tipo de cabelo que combina comigo?

Qual Tipo de Fio de Cabelo Está Em Alta?

O cabelo ondulado e crespo estão super em alta este ano. Com estilos, penteados e cortes empoderados e super estilosos.

Como descobrir qual o meu tipo de cabelo?

Para saber qual é o seu tipo de cabelo é preciso conhecer a estrutura dos fios dos seus cabelos e entender em qual tipo de cabelo (1, 2, 3 ou 4), ele se encaixa.

É normal ter cabelo liso e cacheado?

Claro que sim! É normal ter cabelos lisos e cacheados ao mesmo tempo. Ter dois tipos de cabelo depende de fatores como genética, por exemplo, e você pode descobrir qual o seu tipo de cabelo com a tabela de tipos de cabelos, para usar os produtos mais indicados.

Qual a importância dos cabelos para uma mulher?

O cabelo traduz a alma feminina, ele faz parte da autoestima, da expressão e do pertencimento e da autoconfiança.


Conclusão Sobre Tipo de Cabelo

Viu que entregamos tudo, hein (🫶)! Vimos que o tipo de cabelo tem tudo a ver com o padrão de cachos do seu cabelo. O cabelo tipo 1 é liso. O tipo 2 é melhor descrito como ondulado. O cabelo tipo 3 é cacheado e o tipo 4 é crespo e que você pode ter diferentes padrões de cachos em diferentes partes da cabeça, conforme identificamos nas subcategorias de tipo de cabelo.

Vimo dicas interessantes de como podemos manter os diferentes tipos de cabelos saudáveis e sugestões de tipos de produtos para cada cabelo, aqui vale uma adição: você precisará experimentar produtos e marcas para encontrar aqueles que funcionam melhor para o seu tipo de cabelo, certo?!

Outro ponto a considerar é que, quanto mais cacheado e poroso for o seu cabelo, maior será a probabilidade de você precisar de uma hidratação intensa e regular para mantê-lo saudável. E se você não sabe por onde começar, consulte um profissional especializado no seu tipo de cabelo.

Vimos que essas dicas vão ajudar você a manter os seus cabelos saudáveis e com a melhor aparência, né? Se você estiver lidando com cabelos excessivamente secos ou danificados pelo calor, pode ser necessário adicionar produtos adicionais à sua linha de cuidados para cabelos.

Lembre-se de que seu tipo de cabelo é tão único quanto você, então você precisará dedicar algum tempo conhecendo-o para aprender como cuidar melhor dele. Tendo em mãos as nossas dicas, é certo que elas ajudarão a você desfrutar de cabelos luxuosos e sedutores, independentemente do seu tipo de cabelo.

Diz pra gente qual o seu tipo de cabelo, conte sua experiência! Vamos adorar saber!


Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima