como usar boina

Como Usar Boina Sem Medo de Errar: Um Guia Completo de Tipos e Ideias de Looks para você arrasar!

Compartilhe!

Você sabe como usar boia feminina? A boina é um sucesso no inverno e é comum muitas mulheres terem a dúvida de como usar boina, sem ficar um look muito exagerado ou muito chamativo. A boina dá mais charme no look e é um dos acessórios mais queridinhos e estilosos na temporada de outono/inverno. E está com tudo nas produções ajudando a aquecer e dando aquele encanto único no visual.

As boinas estão por toda parte, basta dar um tap no celular nas redes sociais, olhar ao redor nos looks nas ruas, nos desfiles de moda e em encartes de revistas. Há muitas maneiras de usar a boina feminina, e o melhor, com diferentes combinações de looks. Neste post apresentamos para você, várias dicas legais para tornar a boina o seu ” it acessório” desta temporada. Criamos um guia completo da boina, inclusive com dicas incríveis de como usar a boina feminina nos looks. Acompanhe este post!


História Da Boina – Da Sua Origem À Moda Atual

Já viu quando falamos em “boina” as pessoas já imaginam ou associam a peça às avós? Ou seja, já é associado a um acessório antiguinho, né? E de certa forma, faz sentido.

A boina tem raízes beeem antigas! Ela não surgiu dentro do universo da moda com este glamour que conhecemos hoje. Ela surgiu por necessidade de se proteger!

A sua história teve origem na Europa, em especial, na França no século XIV e XV, onde foi muito usado pela classe agrícola da época e por artistas mais pobres — talvez devido à incorporação do chapéu feitos em autorretratos de artistas como Vermeer e Rembrandt.

Na época, os pastores entendiam que, se os pelos de lã protegiam as ovelhas das variações climáticas extremas existentes na Europa, então, este elemento poderia inicialmente ajudar a esquentar os pés. Então começaram a usar chumaços de lã nos pés, com intuito de mantê-los aquecidos. A cada pisada os fios eram prensados e que acabou gerando um tecido conhecido como feltro, que nada mais é que, a lã prensada 😉

E desde então, com esse feltro comprimido, é que surgiram as primeiras boinas. Na época, elas eram chamadas de “chapéus de feltro”.

Por ser fácil de se produzir, ao longo do tempo, este “tipo de tecido artesanal” foi adotado por mais grupos, sendo muito usado entre os militares e, praticamente, uma marca registrada entre os intelectuais, poetas e artistas. E usada de forma mais intensa, no período da industrialização, onde era considerada o chapéu de todo trabalhador do sexo masculino, ou seja, uma peça do armário masculino da era industrial.

O que dá hoje o nome que conhecemos bem: boina francesa.


A Boina Francesa Está Mais Viva Do Que Nunca

Se antes a boina era um chapéu exclusivamente do homem trabalhador, quem teve o insight de inserir a boina no universo feminino foi Coco Chanel, que ficou conhecida por adaptar roupas masculinas ao vestuário feminino. Sendo usada pelas celebridades do cinema, na época.

A boina francesa é caracterizada por ter aquela pontinha de lã no topo da cabeça, conhecida como “broto de lã” que nada mais é que as pontas de fibras que hoje dão estilo a este acessório. A boina é sinônimo de elegância e, particularmente, eu quando vejo alguém com boina, pra mim é sinônimo de capricho e charme. Vejo como uma pessoa que teve o cuidado ao se vestir.

🔥 Dica da Lucy

“Já na década de 20 podemos perceber ícones da beleza como Greta Garbo adicionando a boina nos seus looks. Em 1928, mais de 20 fábricas na França, junto com algumas na Espanha e Itália, produziram milhões de boinas, empurrando a boina para além de ser um simples acessório da classe trabalhadora e salpicada de estrelas de Hollywood a partir de 1920, como Jean Harlow, Greta. Garbo e Marlene Dietrich. “- Fashion Magazine.
boina como usar
Como Usar Boina Feminina por Greta Garbo

Já nos anos 50 e 60 famosas como Brigitte Bardot, Marilyn Monroe e Catherine Deneuve deram a boina, um encanto mais charmoso, poderoso e sedutor.

historia da boina na moda brigitte bardot ideias
Foto: Brigitte Bargot usando boina francesa | Fonte: Google image | Edição da Imagem: Studio Sweet Lucy
como usar boina
Foto: Marilyn Monroe – como usar boina – Edição da Imagem: Studio Sweet Lucy
roupas que combinam com boina feminina
como usar boina feminina com estilo – Edição da Imagem: Studio Sweet

No militarismo as boinas foram inseridas a um uniforme, simbolizando um forte aliança destes militares franceses e espanhóis no século XIX. E atualmente a boina militar continua a ser usada nas forças armadas brasileiras, um exemplo é o Exército.

E também muito usado pelos membros da corporação de elite da Polícia Militar de São Paulo, a Rota.

como usar boina militar
Boinas no militarismo | Foto: The Army Green & The Expendables | Edição da Imagem: Studio Sweet Lucy

Até os Panteras Negras (Black Panther Party ou BPP – Vanguarda da Revolução ) usaram, e muito, a boina masculina na composição de seus uniformes. Eram modelos do tipo boinas militares nos anos 60 e 70. E não podemos esquecer de Che Guevara, com sua boina sempre na cabeça, em suas guerrilhas políticas.

como usar boina militar
Membros do Black Panther usando Boina | Foto: Jill Freedman/Getty Images | Edição da Imagem: studio Sweet Lucy

Mais conteúdo de moda para você:

De 2007 à 2012 a personagem Blair Waldorf do seriado Gossip Girl (aqui no Brasil ficou conhecido como: A Garota do Blog) era uma das referências em moda. Uma it girl que usava looks incríveis e lacradores com boinas.

como usar boina francesa
Personagem Blair – looks com boinas

A boina também foi protagonista na história feminista – Mary Tyler Moore Show. Quanto mais você sabe sobre boinas, mais entende por que elas voltaram à moda 🙂


Considerações Para Elevar Seu Estilo com Elegância Ao Usar Boina Feminina

Se você está procurando uma maneira de adicionar um toque de charme parisiense ou um toque retrô ao seu visual então é hora de apostar nas boinas. As boinas femininas estão de volta com força total, então confira abaixo tudo o que você precisa considerar ao usá-las para elevar o seu estilo a outro patamar.

1. Escolha a Boina Certa para o Seu Rosto

O primeiro passo para arrasar com uma boina feminina é escolher o estilo que melhor se adequa ao seu formato de rosto. Veja, se você tem um rosto redondo, então nesse caso, opte por uma boina com uma aba mais inclinada para o lado, criando uma ilusão de altura.

Já para mulheres com rostos mais angulares, aposte em uma boina mais arredondada pode suavizar os traços.

Lembre-se sempre de experimentar várias opções até encontrar a que mais lhe favorece.

2. Cores e Estampas

Quando se trata de escolher cores e estampas, o céu é o limite! Atualmente, a boinas vêm em uma ampla gama de opções e modelos, desde as clássicas em tons neutros e lisos até as mais ousadas e estampadas. Cores neutras são ótimas para o dia a dia, enquanto estampas divertidas podem ser perfeitas para uma festa ou evento descontraído.

🔥 Dica da Lucy

Considere o seu guarda-roupa e a ocasião ao escolher a cor ou estampa da sua boina.

3. Combine com seu Estilo Pessoal

A boina feminina é uma peça versátil que pode se encaixar em vários estilos pessoais e em diferentes propostas de looks, do inverno ao verão.

Se você é fã do estilo vintage, combine a boina com peças mais delicadas co m mood retrô, como vestidos de cintura marcada, magas bufantes e saias rodadas. Para um visual mais moderno e urbano, use-a com um blazer e jeans skinny. Não tenha medo de experimentar e criar seu próprio estilo único.

4. Ajuste Adequado

Sem perrengue! O ajuste é fundamental para o conforto e o estilo ao usar uma boina. Certifique-se de que a boina não esteja muito apertada, pois isso pode causar desconforto e deixar marcas na testa. Ao mesmo tempo, evite que ela fique muito solta, pois pode escorregar. Uma boina bem ajustada ficará elegante e confortável ao longo do dia.

5. Versatilidade em Todas as Estações

Sem perder o estilo! A grande vantagem de usar boinas femininas é que elas podem ser usadas durante todo o ano, como dissemos mais acima. No frio do inverno, opte por boinas mais grossas e quentes, enquanto no verão, escolha opções mais leves e arejadas. Elas são perfeitas para adicionar um toque de estilo a qualquer estação.

6. Confiança é a Chave

Por último, mas não menos importante, a confiança é a chave para usar uma boina com estilo. Parece bobeira, mas sim, há mulheres que acham que a boina não é para elas. A confiança é a chave. Se você se sente bem, é sobre isto, sabe?! (🤷‍♀️)

Lembre-se de que a moda é uma forma de expressão pessoal, e o mais importante é como você se sente ao usar boina. Caminhe com confiança, sorria e aproveite a atenção positiva que sua boina atrairá. Agora continue aqui, e se joga nas inspirações que selecionamos para você, na sequencia.

🔥 Dica da Lucy

Ao escolher a boina certa para o seu rosto, combinar com seu estilo pessoal e usá-la com confiança, você estará pronta para arrasar em qualquer ocasião. Então, vá em frente e adicione um toque de elegância parisiense ao seu visual – o mundo da moda e muitas selfies esperam por você!

Boina Como Usar Na Moda Atual

Acredite ou não, as boinas estão mais presentes nos looks atuais. É só ler e folhear a Vogue, a Bazaar entre outras mas de moda e verá que o acessório tem marcado presença nos editoriais. Ou mesmo perceber que muitas celebs tem adicionado o acessório nos looks como Beyonce, Rihanna, Lady Gaga, Kate Middleton, Kourtney Kardashian, Tom Hanks e outros mais.

Trazendo para um experiência mais recente, a boina preta voltou com tudo após ser apresentada pela Dior em sua coleção de outono trazendo em evidência a boina produzida em couro.

dica para usar boina feminina
Desfile Dior – Boinas presentes na passarela!
como usar boinas femininas
Rihanna – Looks descolados da badgirlriri com Boinas

Tipos de Boinas

Para cada modelo, um nome de boina e vamos mostrar os tipos de boinas e, de quebra, uns lookinhos lindos para você se inspirar! Confira as várias nomenclaturas dadas às boinas e tipos de boinas:

  • boina francesa
  • boina italiana
  • boina inglesa
  • boina espanhola
  • boina escocesa
  • boina holandesa
  • boina irlandesa
  • boina uruguaia
  • boina jamaica ou jamaicana ou reggae
  • boina gaúcha
  • boina de feltro
  • boina camuflada
  • boina escoteira
  • boina náutica
  • boina quepe
  • boina com aba
  • boina militar
  • boina feminina
  • boina força tática
  • boina infantaria
  • boina crochê – crochet hats
  • boina tricot
  • boina couro
  • boina com botão

1. Boina Francesa

As boinas francesa são bem conhecidas aqui no Brasil, na região sul do país elas são também chamadas de boina gaúcha.

tipos de boinas femininas
Tipos de boinas francesa

2. Como Usar Boina Quepe – Boina com Aba

Este é um tipo de boina bem estilosa e que garante mais personalidade na produção. A boina com aba na frente é ideal para mulheres expressivas que amam um visual aconchegante e moderno.

Ótima opção para o inverno: a boina quepe cai super bem apostando com um bom par de óculos escuro e ganhe os holofotes.

tipos de boinas femininas
boina quepe para mulheres modernas!

3. Boina Xadrez

A boina xadrez é daqueles acessórios que deixa o look de inverno charmoso e elegante.

como usar boina xadrez tipos de boina
Boina Feminina: aposte na boina xadrez para dar aquele charme a mais!

4. Boina Militar

A boina militar pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres. Este modelo também é chamado de boina militar francesa, devido ao seu caimento.

boina como usar
aposte na boina militar look feminino!

Como Usar Boina Feminina

Um acessório estiloso, ela, a boina, permite usar de forma charmosa inclinada para um dos lados da cabeça, ou amontoadinha na parte de trás da cabeça ou centrada no topo.

Você encontra disponível uma infinidade de cores, passando desde o preto clássico indo em um cartela de cores mais intensas e da moda. Veja aqui várias cores de boinas francesas SWEET LUCY de pronta entrega. As boinas são a sensação da temporada e elevam o padrão no look do básico ao chique.

1. Como Usar Boina Francesa Vermelha

como usar boina feminina vermelha francesa looks com boinas

Cá entre nós, a boina vermelha deixa qualquer look ainda mais charmoso e romântico!

como usar boina feminina no look

2. Boina Francesa Preta

look com boina feminina

A sofisticação da boina preta nos looks de inverno. É muito amor!

como usar boina preta
como usar boina francesa preta tipos de boina feminina
como usar boina feminina de couro
Beyoncé usando boina preta

Looks com Boinas: Roupas que Combinam com Boina

Camila Coelho mostra como usar boinas femininas com cabelo curto.

como usar boina feminina
Camila Coelho arrasando com sua boina feminina

Em resumo, as boinas femininas são uma adição encantadora ao guarda-roupa de qualquer mulher, não é verdade? Agora que você viu como usar boina e conferiu muitos looks lindos usando o acessório, que tal adicionar uma boina no seu look?

No site da SWEET LUCY® você vai encontrar as boinas mais desejadas para arrasar no look nesta temporada! É um modelo mais lindo que o outro, e é certo que, você vai se apaixonar! Confira em nossa loja online modelos de boinas femininas. Estamos localizados em São Paulo, com entrega para todo o Brasil. Aproveite e confira as novidades quentíssimas em acessórios em nosso site!


Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima