tranças femininas

Tranças Femininas: Conheça o Poder Das Tranças e Sua Origem

Compartilhe!

Tranças Femininas é sinônimo absoluto de tendência, beleza, cheia de significados importantes e provou que veio para ficar. Se você, assim como nós, é apaixonada pelo visual lindo que a trança promove, então este artigo é para você. Aqui você ficará por dentro de tudo sobre as tranças femininas e vai saber e entender a incrível história das tranças. Sim, elas tem um história linda!

lucy sweet acessorios

Tranças Femininas

Para algumas culturas, não é ‘apenas um penteado’. A trança feminina é um dos tipos de penteados mais atemporais de todos os tempos. As tranças têm o seu merecido destaque quando o assunto são as madeixas, e principalmente, quando atravessamos por toda a sua história dentro universo dos cabelos.

Hoje em dia, é praticamente impossível ficar por dentro e acompanhar todas as modas dos penteados que surgiram e desapareceram ao longo de todo o tempo. Esta área da beleza está em constante evolução, onde de tempos em tempos surgem sempre novas modas, novas tendências, porém algo é certo: as tranças estão presentes em toda a história, trazem um legado histórico, cheio de simbologia, status, cultura e religião.

Um penteado que veio para ficar de vez nas nossas cabeças, não importa se são tranças básicas ou aquelas mais elaboradas e modernas, esse penteado é uma referência mundial.


A História das Tranças: A origem da Trança Feminina é Mais do Que Apenas um Penteado

Mergulhe com todos os detalhes na incrível história das tranças e temos quase certeza que muitas partes dela, você não tinha a menor ideia de tão rica é a origem e história deste penteado famoso.

Tranças história: Quando voltamos no tempo para entender melhor a origem das tranças chegamos em duas regiões de importante em destaque: África e o Egito.

história das tranças trança simbologia e significados
trança feminina simbologia e significados importantes!

As Tranças Na Cultura Africana

Trançar os cabelos é uma arte de séculos. Dentro do cenário da cultura africana, as tranças sempre estiveram presentes e impressionaram o estilo ao longo de toda sua história. Pesquisas mostram que as tranças começaram na África com o povo Himba da Namíbia. Em diversas tribos africanas, os penteados com tranças eram uma forma exclusiva de identificar cada uma das tribos, na época.

Onde surgiram as tranças

Especialistas apresentam que a origem da história da trança remete-se em torno de 5.000 anos na cultura africana (até 3.500 aC). Uma arte muito popular entre as mulheres africanas e não apenas como estilo; as tranças traziam, também significados importantes. Elas eram uma forma de arte, uma forma de se expressar e de se apresentar.

Para você ter uma ideia: ao longo de toda a história, as tranças foram usados por muitas razões. Os modelos de tranças eram uma tradução da definição da identidade de quem a usava. Conforme estilo e modelo elas informavam de qual tribo pertencia, qual a faixa etária, poder de riqueza, o status civil e até mesmo a religião da pessoa, além de outras classificações sociais.

Durante a era da escravidão nas Américas, as tranças femininas eram frequentemente usadas pelos escravos africanos como um meio de preservar sua cultura e identidade.

A citações de que os escravos africanos muitas vezes trançavam seus cabelos uns dos outros, criando estilos complexos e elaborados que eram uma forma de expressão cultural.

Trançar é uma herança, um legado! E essa tradição dos fios entrelaçados foi irradiada de geração a geração tornando, assim, ponto integrante nas culturas africana e negra.

Trançar era e ainda é uma arte social. Era o momento do encontro, de interação social devido a quantidade de tempo que pode levar a fazer um penteado trançado. Era o momento de se socializar e bater papo.

origem das tranças femininas
história das tranças – o trançado entre gerações

Os penteados seriam transmitidos pelas matriarcas de cada geração, onde as mães trançavam os cabelos de seus filhos e tão logo essas crianças aprendiam e começavam a praticar umas com as outras.

Essa tradição de união foi mantida por gerações e tão depressa esta cultura se transmitiu por todo o mundo., conforme você pode ver na linha do tempo acima.

trança feminina história das tranças origem das tranças
tranças feminina atravessando gerações

E foi por volta de 1900 que as tranças ficaram cada vez mais populares, onde praticamente todas as mulheres, crianças e a maioria dos homens, de alguma forma, tinham o cabelo trançado.

Acompanhando na internet, revistas, editoriais de moda e passarelas ao longo do tempo você percebe que as tranças nunca sairão dos holofotes e nunca perderão o seu reinado. Elas estarão sempre em alta, sempre na moda porque são penteados que caíram no gosto das mulheres brasileiras e das mulheres pelo mundo afora, além é claro, de serem penteados práticos, estilosos e ultra chiques.

A trança foi tecida no DNA da cultura negra por gerações. Para muitas mulheres negras, fazer tranças no cabelo feminino serve como um direito de passagem. Incontáveis sábados foram passados por meninas sentadas entre as pernas de suas mães assistindo filmes, enquanto os cachos se transformavam em lindas tranças.

E todos nós sabemos o quão crucial é encontrar um grande trançador para todos os nossos estilos requintados de tranças, torções e bloqueios. Embora as tranças possam ter ganhado mais popularidade e visibilidade nos últimos anos, o estilo tem uma história rica que abrange gerações e continentes.


Leia mais sobre:


As Tranças Na Cultura Egípcia

Acredita-se que as tranças tenham sido usadas e vistas pela primeira vez por volta de 3100 a.C. pelos povos egípcios antigos. Registros de pinturas e esculturas encontradas em túmulos egípcios mostram que as tranças eram um penteado popular tanto para homens quanto para mulheres egípcias.

Na cultura egípcia, as tranças femininas eram frequentemente adornadas com contas, conchas e outros enfeites.

As tranças também foram usadas por outras culturas antigas, incluindo a cultura grega e romana.

Na Grécia Antiga, as tranças eram frequentemente usadas por mulheres para mantê-las frescas em um clima quente. Já na cultura romana, as tranças eram um penteado popular entre as mulheres da aristocracia.

A Linha do Tempo das tranças – O Poder das Tranças no Cabelo Feminino através da História

Especialistas relatam que em relação aos períodos de tempo, acredita-se que as tranças no cabelo feminino apareceram:

  • na África por volta 3500 aC
  • no Egito relatos informam em torno de 3100 aC
  • na Grécia surgiu por lá no primeiro século
  • nativos americanos no século V
  • na Europa por volta de 1066 a 1485 trança coroa
  • na China de 1644 a 1912 destacada pela trança escada
  • no Caribe com tranças modernas e mais atuais na década de 1970
  • na Web – contando com o boom da internet, é claro, recheada de muitos tutoriais de tranças, ficou ainda mais popular a partir de 2005, juntamente no ano em que Youtube foi lançado.

a evolução das tranças

Ao longo de todo este tempo, é perceptível que as expressões e os estilos mudaram, porém nota-se que os padrões de trança permaneceram os mesmos.

Nos últimos 5.000 anos, a aparência das tranças mudou ligeiramente, mas é perceptível que as técnicas estão evoluindo a cada jeito, a cada estilo sendo representadas através de desenhos e fru-frus lindos.

Os estilos de trançados evoluíram a cada década, em cada região, e com a sociedade contemporânea, vemos diferentes estilos de tranças com um mood mais bagunçado e livre, que não precisam ser encaixadinhos, perfeitinhos, sabe?!

E falando em fru-frus já viu o quanto de adornos podemos usar para enfeitar nossas trancinhas? Aqui, nós costumamos usar tranças de todos os estilos e cheias de adereços, com cores e elementos.

As tranças podem ser usadas de diferentes maneiras para combinar no look com estilo, no seu estilo, expressão e até pela praticidade. .

Estamos reinventando as tranças trazendo uma abordagem moderna, um penteado trançado cool e descolado para esta década.

Quanto mais imperfeita; mais perfeita, mais descolada, mais leve e chique! Este é o mood atual das tranças, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo.


Saiba mais:


Entenda O contexto cultural das tranças

As tranças não são apenas um estilo; esse artesanato é uma forma bonita de arte e expressão; um trançado cheio de detalhes, geometria, porquês e beleza.

As mulheres de todas as idades estão fazendo tranças no dia a dia. É um penteado para apostar em diversos momentos, em diversas ocasiões, seja para aquele dia em que você deseja é só quer tirar o cabelo do rosto ou usar em um evento especial, de dresscode arrumadinho.

Contextualizando brevemente Sobre as Tranças Femininas

Trazendo a contextualização: note que a arte de trançar o cabelo evoluiu além das ideias culturais originais. A trança é um penteado usado por diferentes países, por diferentes culturas ao longo de todo sua história.

Para muitas pessoas as tranças, são uma forma de abraçar suas origens.

história das tranças origem das tranças
tranças femininas e a origem das tranças vikings

Na imagem acima temos três representações das tranças ao longo da história.

  • A imagem da direita é uma pintura europeia medieval de uma mulher com um vestido vermelho e cabelos adornados com acessórios e tranças.
  • A imagem do meio é em preto e branco e apresenta uma mulher nativa americana com o cabelo em duas tranças.
  • A terceira imagem é o personagem ‘Lagertha’ do programa de TV History Channel, ‘Vikings’ uma skjaldmö viking que viveu no território da atual Noruega. Lagertha tem o cabelo louro em tranças.

As percepções do cabelo começaram a mudar com o Movimento Black Power da década de 1960.Com ela veio a afirmação do negro e a rejeição dos padrões eurocêntricos de beleza. Durante esse tempo, desenvolveu-se um desejo profundo de honrar as raízes africanas, e os estilos passaram a refletir isso.

As tranças se tornaram uma expressão de autoaceitação e amor próprio. Cicely Tyson ficou famosa por usar as primeiras trancinhas na televisão em 1962 na série da CBS East Side, West Side.

Mais recentemente, nos anos 90 e início dos anos 2000, mais estilos trançados foram vistos na grande mídia com Janet Jackson em Poetic Justice, Queen Latifah em Set It Off e Brandy em Moesha. De acordo com o cabeleireiro de celebridades Vernon François, as tranças femininas atingiram novos patamares nessa época.

tranças queen latifah de tranças
queen latifah penteado para você se inspirar!

O visual de Alicia Keys solidificou essa noção, mostrando que você poderia ser uma artista de sucesso com tranças. Mais tarde, Beyoncé também começou a usar penteados tradicionais africanos, como em seu vídeo Formation usando tranças Fulani e, mais recentemente, em seu projeto Black Is King.

trança feminina alicia keys
alicia keys usando tranças
trança feminina
Beyonce, Cicely Tyson e Alicia Keys de trança

As tendências de tranças de cabelo fecharam o círculo com o ressurgimento de vários estilos de proteção populares para várias tribos africanas, como Bantu Knots e tranças Fulani. Apesar da história que os negros sofreram, as tranças sempre foram uma parte inseparável da história negra.

Eles continuaram da África, para as plantações do sul, para as cidades do norte e além até hoje, onde as mulheres negras continuam a usar e recuperar com orgulho o penteado de seus ancestrais.


Penteados Femininos Com Trança: Descubra Os tipos de tranças de cabelo feminino

Saindo a linha histórica vamos conhecer alguns modelos de tranças para você apostar já. De antemão, te digo que existem muitos tipos diferentes de tranças, desde as mais simples até as mais elaboradas e intrincadas, cada uma com sua própria técnica e estilo. Confira os modelos de tranças:

1. Tranças simples

Uma trança simples é feita tecendo três mechas de cabelo juntas, uma sobre a outra, até o final do cabelo. Ela é fácil de fazer e é uma ótima escolha para o dia a dia.

tranças simples tranças femininas
tranças femininas – tranças simples fáceis

2. Tranças embutidas

As tranças embutidas são aquelas em que as mechas de cabelo são tecidas rente ao couro cabeludo, criando um padrão de trança mais firme e duradouro. É um estilo popular para ocasiões mais formais

3. Tranças box braids

As tranças box braids são tranças mais grossas e pesadas, feitas com extensões de cabelo, e podem ser usadas por várias semanas.

4. Tranças espinha de peixe

A trança espinha de peixe é um estilo em que o cabelo é dividido em duas seções e as mechas são tecidas alternadamente para criar um padrão que se assemelha à espinha de um peixe. É uma trança mais elaborada e requintada.

5. Tranças Femininas cornrows

As tranças cornrows são uma técnica de trança embutida, que cria uma linha reta ao longo do couro cabeludo. É um estilo popular entre a cultura afrodescendente.


Ideias de como usar trança Feminina

1. Tranças laterais

Uma trança lateral é uma trança simples que é colocada de lado, criando um visual elegante e sofisticado. É um ótimo penteado para ocasiões mais formais.

tranças femininas tranças laterais
ideias de trança lateral

2. Tranças em cascata

As tranças em cascata são uma técnica de trança espinha de peixe, em que várias tranças são tecidas juntas em uma cascata de cabelo. É um estilo mais elaborado e pode ser usado para ocasiões especiais.

3. Tranças com coque

As tranças com coque são uma ótima maneira de manter o cabelo fora do rosto, ao mesmo tempo em que mantêm um visual sofisticado. Uma trança embutida com um coque alto é um estilo popular.

tranças femininas trança coque
trancas com coque tranças femininas

4. Tranças em camadas

As tranças em camadas são uma técnica em que várias tranças são tecidas juntas em camadas, criando um visual mais complexo e intrigante. É uma ótima opção para um estilo de cabelo mais ousado.

5. Tranças Femininas com acessórios

As tranças podem ser usadas com acessórios, como tiaras, grampos e laços, para adicionar um toque extra de estilo e personalidade ao penteado.

tranças femininas com acessórios enfeites

Como ser estilosa usando tranças

As tranças podem ser uma ótima maneira de adicionar estilo e personalidade ao seu visual. Aqui estão algumas dicas sobre como ser estilosa usando tranças:

  1. Experimente diferentes tipos de tranças: Existem muitos tipos diferentes de tranças, desde as mais simples até as mais elaboradas. Experimente diferentes estilos e técnicas para encontrar o que funciona melhor para o seu tipo de cabelo e formato de rosto.
  2. Adicione acessórios: Adicione acessórios como tiaras, grampos de cabelo, laços, lenços ou até mesmo joias para complementar suas tranças e adicionar um toque extra de estilo.
  3. Combine com outros estilos: use as tranças combinadas com outros estilos, como coques, rabos de cavalo e cabelos soltos para criar um visual mais interessante e dinâmico.
  4. Crie padrões e texturas: Experimente criar padrões e texturas diferentes com suas tranças, adicionando variações em tamanho, direção, e misturando diferentes tipos de tranças para criar um visual único e personalizado.
  5. Use tranças para fazer um statement: As tranças também podem ser usadas como um statement fashion, incorporando cores diferentes ou tecendo palavras ou formas com o cabelo, permitindo que você expresse sua personalidade e criatividade.
trança feminina
Riri, Janelle Monáe e Zoë Kravitz’ com tranças

Tendências Usando Trancinhas No Cabelo Feminino

Com a era do Instagram, tutoriais do YouTube, passarelas e festivais de música popular, as tranças evoluíram e já deu para perceber que elas estão sempre em alta, seja no inverno, seja no verão. Mas você sabia que pode adotar algumas tendências atuais para deixar as suas trancinhas ainda mais estilosas?

Aqui estão algumas dicas sobre como ficar na moda usando tranças:

  1. Adicione uma franja: Adicionar uma franja ao seu penteado de trança é uma maneira fácil de atualizá-lo e deixá-lo mais moderno. Uma franja curta ou longa pode ser usada com tranças laterais, tranças em cascata ou tranças embutidas.
  2. Use tranças soltas e bagunçadas: As tranças soltas e bagunçadas estão na moda. Em vez de uma trança apertada e precisa, experimente deixar algumas mechas soltas para um visual mais relaxado e despojado.
  3. Faça tranças em camadas: As tranças em camadas são uma tendência atual, criando uma textura e dimensão únicas. Tente tecer várias tranças em camadas ou misturar tranças com cabelo solto para um visual moderno e descolado.
  4. Use extensões de cabelo: Adicionar extensões de cabelo às suas tranças pode dar um toque de modernidade ao penteado. Tranças box braids ou tranças em cascata são opções populares para usar com extensões.
  5. Combine com outros estilos: Combine suas tranças com outras tendências da moda, como roupas oversized, sapatos esportivos, e acessórios de moda, para um visual moderno e atualizado.

Resumo Sobre Tranças Femininas

Até hoje, as tranças continuam a ser um penteado popular em muitas culturas ao redor do mundo. As tranças também simbolizam quando usadas nos penteados como um meio de auto expressão, um sinal de identidade cultural ou simplesmente como um penteado prático e versátil

Além de usarmos para celebrar e honrar as raízes ancestrais, a origem, o começo, mas também de mostrar e de expressar a nossa personalidade e o nosso estilo.

E o que é legal é que você use as tranças bem estilizadas de muitas maneiras diferentes, desde tranças simples até tranças mais elaboradas com enfeites e acessórios como vimos acima.

Está mais que confirmado que as tranças não são apenas um penteado elas trazem consigo um legado.

Gostou? Que tal aproveitar e inovar no penteado e enfeitar suas tranças com os acessórios de cabelo incríveis da SWEET LUCY?


Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima