conservar bijuterias

Como Conservar Bijuterias e Acessórios

A nossa super dica de hoje é de te mostrar os cuidados básicos com bijuterias aprendendo, da forma correta, como conservar bijuterias para que você as tenha por mais tempo.

Sabe aquele acessório queridinho que a gente ama de paixão e quer que elas fiquem sempre novinhas? Ou aquele maxi colar poderoso que está começando a perder a cor?

Ter suas bijoux e seus acessórios sempre lindos para o uso, requer certos cuidados para que eles durem mais. E é possível fazer com que suas peças durem mais, para isso, basta tomar os cuidados necessários certos para que elas continuem maravilhosas e em bom estado, para tê-las no seu look por muito mais tempo.

Está curiosa? Então fica por aqui que a gente vai te mostrar as melhores dicas de conservação de bijuterias.

Como Conservar Bijuterias

Sejam pulseiras, colares, brincos ou anéis, as bijuterias são peças sensíveis e precisam ser manuseadas com cuidado e delicadeza.

E as vezes a gente não tem os cuidados básicos necessários de como conservar as bijuterias e isto pode fazer com que elas durem muito pouco tempo e temos a certeza de que você não quer perder aquela bijoux que você tanto ama, não é mesmo?

Veja as nossas dicas de como conservar bijuterias para não escurecer e também as orientações de como fazer para o colar não ficar preto.

Como Conservar Bijuterias Para Não Escurecer – Orientações Básicas Para Cuidar das Bijuterias

Sabe quando a gente faz tudo no automático? E a gente não percebe que está danificando a biju? É aí que entra a atenção e as orientações básicas para cuidar das bijuterias para não escurecer. Veja só:

  • Ser cuidadosa com suas peças e cuidar bem delas
  • Ao tomar banho não esqueça de tirar todas as peças
  • Não usar os acessórios com o corpo ainda úmido
  • Não durma usando bijuterias
  • Retire os anéis e pulseiras quando for realizar as atividades
  • Manter fora do alcance de bebês e crianças!
  • Jamais usar esponja de aço ou similares

Como Conservar Bijuterias Douradas

E, eu sou daquelas que, amo ter por um bom tempo os acessórios que uso. Tenho muito cuidado e por isto compartilho estas dicas, aqui com você, em especial como cuidar de bijuterias douradas, que é a grande dúvida das amigas clientes da SWEET LUCY.

Você sabia que as bijuterias e semijoias SWEET LUCY são produzidas com os melhores materiais? Trabalhamos com o que há de melhor em matérias primas e fornecedores.

As nossas peças — sejam elas douradas, prateadas, grafite, banhada a ouro ou ródio — todas possuem banhos de proteção de qualidade e possuem ótima durabilidade. E para que elas durem por muitos e muitos anos, é importante saber cuidar, portanto, continue acompanhando aqui, neste artigo, as nossas dicas de cuidados com acessórios.

São dicas reais — sem mágica, sem milagre, mas que exigem atenção e cuidado — e que funcionam, mesmo porque, trabalho com bijuterias há mais de uma década e tenho brincos da SWEET LUCY, colares e outras bijus até hoje em perfeito estado.

São dicas preciosas e exatas de como conservar bijuterias douradas (sim as douradas, que são a grande dúvida das mulheres). Vamos às dicas.

Umidade é Inimiga da Bijuteria e da Semijoia

Sim a umidade é um dos grandes vilões que faz com que sua bijuteria escureça, ela danifica o banho dourado das bijuterias e faz com que o acessório perca o brilho e a cor do banho.

Como Evitar Que a Bijuteria Dourada Escureça?

Para resolver isto, é simples, basta colocar aqueles saquinhos de sílica — sabe quando a gente compra bolsa ou sapato e vem sempre um sachê dentro? — na caixinha das bijuterias douradas, assim evita a umidade e minimiza a oxidação das peças.

Produtos Químicos Danificam Bijuterias

Uma dupla que não combina é: usar bijuteria e lidar com produto químico. Por serem produtos industriais eles judiam muito de bijuterias. Fazendo isto a primeira coisa que acontece é a camada de brilho ir embora, e aí, começam aparecer os primeiros sinais de desgaste como, descascados, escurecimento entre outras ações.

Então a dica é evitar o contato com agentes e produtos químicos, incluindo abrasivos. Esta é uma das formas de manter suas peças bonitas e evitar que elas escureçam. Veja, na lista abaixo, o que fazer para conservar as bijuterias evitando usar estes produtos:

  • Produtos de limpeza, bem como detergente
  • Álcool
  • Tinturas de cabelo e tonalizantes
  • Cloro, desengordurante, limpa vidro
  • Bicarbonato de sódio (nuuuunca!)
  • Abrasivo (em geral, creme dental também é um tipo de abrasivo!)
  • Tinturas e colorações de cabelo, pois eles contêm produtos químicos que podem manchar as peças
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Batom e removedores de maquiagem
  • Sabão de coco
  • Óleos
  • Finalizadores de cabelos
  • Loções bronzeadoras, protetores e similares.

Todos estes, são produtos químicos e se em contato com seus acessórios, o resultado será uma peça manchada, sem brilho e escura. Se necessitar usar esses tipos de produtos, não esqueça de retirar sua bijuteria.

Bijuterias x Academia

Vai para academia? Então retire e guarde suas bijus pois o suor do corpo ajudar na envelhecimento (na oxidação) das peças. E mesmo porque, não é recomendado treinar com bijuterias pois corre o risco de você se machucar de alguma forma. A mesma orientação serve para as praticantes de caminhadas.

Por Que Não Tomar Banho com Bijuterias?

Mero engano achar que tomar banho com suas bijoux elas ficarão limpas. Isto é mito e com o tempo seu acessório terá um acúmulo de resíduos de sabonete, condicionador. E com o tempo estas camadas fazem com que perca a cor do banho, a camada de proteção.

Evite a Queda das Suas Bijus

Não deixe suas bijuterias caírem no chão. O impacto da peça no chão pode causar danos permanentes às peças. No mínimo a perda de uma pedra ou arranhões. Outra dica importante é evitar choques e atritos frequentes que possam causar danos e riscos à superfície do acessório, ou seja, na camada protetora.

Contato das Mãos com Sua Semijoia e Bijuteria

Muitas mulheres tem o hábito, mesmo sem perceber, de colocar as mãos nos brincos, colares a todo momento. A dica valiosa é monitorar este hábito e não manipular suas bijuterias com as mãos, principalmente quando suadas ou com qualquer tipo de umidade, oleosas ou com resíduos químicos, como os hidratantes e álcool gel.

Sabia que o suor de algumas pessoas tem um alto índice de ácido úrico? O ácido úrico é expelido pela pele através do suor, podendo causar sérios danos à sua semijoia.
A oxidação é um processo natural e não tem relação com qualidade. O suor com certeza é um grande vilão na redução da vida útil de qualquer bijuteria, semi joia e peça folheada.

Cuidado Com os Cosméticos

É sempre bom aguardar alguns minutinhos para colocar os acessórios depois de usar cosméticos para o corpo como hidratantes, óleos entre outros. Por causa de sua composição, eles podem deixar a peça sem brilho. Quando for passar creme nas mãos, não esqueça de retirar os anéis. Também considere o protetor solar.

Tomar Cuidado ao Usar Bijuterias com Perfume

Os cuidados com o perfume não são muito diferentes. Você sabia que os perfumes tem ação química sobre as bijuterias alterando a cor e podem até danificar a camada de brilho? Então siga esta dica simples: coloque o perfume e espere secar antes de colocar qualquer bijuteria.

Cuidados Com Bijuterias na Viagem

Vai viajar? Com certeza você vai selecionar aquelas bijuterias poderosas para arrasar no look. Então a dica master é embale uma a uma, de modo que uma não fique em contato com a outra e não se danifiquem na viagem, em saquinhos de tecido e aloque dentro de uma nécessaire para minimizar impactos e você achá-las mais fácil.

Na Praia ou Piscina

A recomendação é não usar suas bijuterias de metais em banho de piscina, pois o cloro entre outros reagentes removem e danificam a camada protetora e desbotam as peças.

O mesmo vale para banho de praia. Quem mora em região de praia, sabe bem o poder da maresia. O efeito do sal da água do mar e a ação da maresia, prejudicará, e muito, o tempo de vida útil das suas peças.

Os bronzeadores e protetores solares estão na lista de produtos químicos e podem ser vilões que tiram todo o brilho do seu acessório.

Mas você não está impedida de ir a praia sem uma biju no look, né? E nós separamos um artigo que mostra à você sobre os modelos de bijuterias para usar na praia.

Veja mais dicas e conteúdo de moda:

Como Guardar Bijuterias

A maneira de como guardar bijuteria é uma forma de como conservar a bijuteria. Parece redundante, mas não é, uma está ligada à outra.

A forma de como guardar as bijuterias é conhecida como um dos fatores que ajudam a manter a durabilidade dos seus acessórios e evita que eles escureçam. O cuidado determina o prazo e estado da peça. Só o fato de você organizar as bijuterias já é um ganho.

como conservar acessórios
Organizar bijuterias é a melhor forma de tê-las por mais tempo!

Onde Guardar Suas Bijuterias

As bijuterias, se bem cuidadas tendem a duram por longo tempo. Organizando e deixando-as separadas você evita o atrito que é o grande vilão para o brilho da bijuteria.

Para evitar que isto aconteça, a dica é simples: basta colocar em porta joias forrados com tecido aveludado ou de algodão e separadas por tipo, banho e material. Não vale jogá-las em uma caixa ou deixar soltas em uma gaveta.

Outra dica para conservar é guardar sua bijuteria em lugar seco.

Como Organizar Bijuterias

  • Comece separando por modelos: anéis devem ser guardados com anéis, brincos devem estar juntos de outros brincos e assim por diante.
  • Se puder separar por banho, melhor, sendo: dourado com dourado, ouro velho com outro velho, rosé com rosé, prateado com prateado e prata com prata.
  • Já os colares devem ser mantidos pendurados, assim evita que eles embolem e danifiquem a corrente. Outra forma é mate-los esticados conforme mostra a imagem abaixo.
como conservar semijoias
Dicas de Como Organizar Bijuterias

Esta é uma boa opção para ter tudo arrumadinho e ter aqueles acessórios que a gente usa mais, sempre à mão.

como conservar bijuterias
Esta é uma boa opção para aqueles acessórios que a gente mais usa
como organizar bijuterias
dica de como guardar suas bijuterias

Criar um painel contendo suas bijuterias, como os exemplos abaixo, é uma boa forma de ter a visão de tudo o que você tem, sem perder tempo procurando.

E claro, é também uma boa forma de ter tudo separado, organizado e bem arrumado.

como guardar bijuterias

A ideia de usar potinhos para guardar e conservar as bijus é uma ótima opção. Apenas recomendamos usar uma flanela de bijuteria — as clientes Sweet Lucy ganham a cada compra em nossa loja online — ou algum pedaço de tecido para evitar que as peças arranhem.

Outra dica é usar aquele divisores de gavetas que a gente encontra em departamentos de lojas de decoração e organização.

como organizar bijus
Use sua criatividade para manter suas bijuterias organizadas 🙂

Como Conservar Bijuterias Por Mais Tempo – Dicas Extra

Se você quer que seus acessórios durem mais, segue aqui algumas dicas extra de como conservar bijuterias para não escurecer:

Como Conservar Bijuterias de Strass

Quem não tem uma bijuteria de strass? E quem não teve uma pedrinha perdida no anel ou no colar? Para evitar que isto aconteça vai uma dica poderosa para você para salvar aquela bijuteria favorita que está começando a escurecer ou soltando a pedrinha?

Sabe aqueles esmaltes extra brilho? É só passar uma camada bem fininha dele na parte da peça onde está afetada, o mesmo vale para a pedrinha. Não estamos falando de bases de unha, e sim, o esmalte extra brilho! Para quem tem alergia, há os do tipo hipoalergênico. Passando pouquinho, uma demão, a peça fica com brilho, fiz a pedrinha e mantém o movimento e flexibilidade da peça.

Esta dica, acima, é muito super útil, pois é um item que você encontra em qualquer perfumaria em qualquer cidade além de ser barato. Esta é mais um forma legal de cuidar e de como conservar bijuterias de strass. Suas bijoux intactas, né?

  • Para que as peças não escureçam e não fiquem embaçadas, a dica extra é colocar um pedaço de giz escolar branco no cantinho do porta joias, dessa forma ele absorverá a umidade do local e evita que as peças escureçam. Não deixe que ele tenha contato direto com as peças.
  • Não coloque aqueles sachês de sabonetes dentro do porta joias, porque isso pode causar umidade e danificar as suas bijoux.
  • Sabe aquelas bijuterias finas feitas de materiais naturais feitas com sementes, madeiras, penas, palhas ou pedras? Pois bem, elas não devem ser guardadas em caixas fechadas, pois há a proliferação de fungos, uma vez que não estão em local arejado.
  • Não passar palha de aço, nem suavemente, nem levemente.
  • Posso passar verniz nas bijuterias? Nananinanão! Jamais. Não caia no conto do vigário de usar spray nas bijus. O spray é um produto altamente químico e industrial, não foi fabricado para ter contato com a pele, portanto, não acredite em quem lhe faz esta recomendação.
  • Outro conto: não use micelar ou termal, é papo furado e basta um tempo para sua peça escurecer.
  • As clientes SWEET LUCY ganham, conforme a compra, uma flanelinha para bijuteria, feita exclusivamente para limpar as peças.
  • Mais um? Não use mistura de vinagre com agua morna, nem sal, sal grosso e nem vinagre nas bijuterias, primeiro que biju não é salada 😉 e pode apostar, basta alguns dias … e o brilho se vai e sua bijuteria escurecerá.
  • E a dica mais importante de como preservar bijuterias: Não siga as orientações de blogs que não sejam de especialistas em bijuterias. Não replique os “truque mágicos e milagrosos”, pois é certo que, você comprometerá a sua amada bijuteria ou a sua pele. É por isso, nós criamos este post, pois como fabricantes, sabemos e conhecemos bem o ramo de bijuterias e de semi joias e comercializamos nossas peças há anos.

As bijuterias e acessórios SWEET LUCY são fabricados com os melhores materiais, com metais nobres e recebem banho especial próprio para bijuteria. São bijuterias finas de qualidade produzidas em nossa fábrica direto para o seu look!

E então? Você não vai querer estragar os acessórios que você tanto ama, não é mesmo? Portanto, fique atenta e tenha em mente: não existe milagre, apenas os cuidados corretos.

Seguindo essas nossas dicas seguras de cuidados com suas bijuterias e semi joias, você conservará as suas peças sempre lindas e ainda vai garantir um bom tempo de vida útil para elas!

Siga! Vai valer a pena, te garanto!

Vida longa aos acessórios!! 🙂

como conservar bijuterias

E aí? Gostou das dicas? E você? Como cuidar e conservar bijuterias? Escreve pra gente nos comentários logo abaixo, o que você faz para manter suas semijoias sempre lindas.

comprar semijoias em sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 16 =

error: