conservar bijuterias

Como Conservar Bijuterias e Acessórios: Descubra Como manter Suas Bijuterias Sempre Novas

Compartilhe!

Um assunto que é dúvida geral das mulheres: como conservar bijuterias e acessórios e como mantê-los sempre novos(✨). Se você também tem esta dúvida muito comum, então, este nosso artigo é feito especialmente para você! Vamos te mostrar os cuidados básicos com bijuterias aprendendo (da forma correta) como conservar semijoias, bijuterias e acessórios para que você os tenha por mais tempo. É possível ter suas bijuterias e seus acessórios sempre lindos para o uso? Sim, é possível fazer com que suas peças durem muito mais e para isto requer certos cuidados para que suas peças se mantenham maravilhosas e em bom estado. E é este o objetivo desse post.

Tenho certeza que você tem, ao menos, um xodozin no seu porta joias e também tenho a certeza que você se identificará e concordará com o que vou lhe falar aqui.

Sabe aquele acessório queridinho (💖) que a gente ama de paixão e quer que ele se mantenha sempre com cara de “acabei de comprar”(✨)? Já se identificou? Quem nunca, não é mesmo?

Eu, particularmente, tenho algumas peças de acessórios que são meus verdadeiros xodós a muitos anos, principalmente aqueles acessórios estilo básico, que me acompanham com todo tipo de look, sabe?!

E pasme! (😲) Eles continuam com cara de novos e, muitas pessoas que me conhecem a um tempão, vira e mexe me perguntam como é que eu ainda tenho aquela bijuteria ou acessório intactos, com cor e com brilho.

Notei que muitas mulheres não tinham ideia de como é possível conservar bijuterias, semijoias e até acessórios. Por isto, decidi compartilhar, aqui com você, muitas dicas funcionais que dão super certo pra mim, afim de te ajudar a como conservar e manter suas bijuterias com cara de novas! Vamos a elas?


Truque para Conservar as Bijuterias. Existe?

Você já deve ter vindo aqui logo de cara, não é? (?) Já imaginou que lá vinha as receitinhas miraculosas contendo truques, não é mesmo?

Não, aqui você não vai encontrar nem truques, nem artifícios ou esqueminhas. E sim uma série se dicas e sugestões funcionais, com base em nossa experiência de mais de uma década, para cuidar e manter suas semijoias e acessórios.

(Lamento, se te decepcionei, mas continuando a ler, entenderá porque estou mandando a real, logo de cara).

🔥 Alerta da Lucy (na real)!

Se você está esperando por alguma receita milagrosa ou algum truque para conservar bijuterias. Esqueça ou já pare por aqui (🙅‍♀️)! Este não é o objetivo desse artigo. Mas como um alerta já vamos te dizer que: infelizmente há milhares de falsos truques e falsas dicas para conservar bijuterias que são propagadas e difundidas diariamente na internet de forma indevida e irresponsável por “gurus” de truques da solução caseira ou por “especialistas em moda” e absurdamente até por lojistas (🥴), etc. Se você seguir e fizer tais truques e receitinhas aparentemente milagrosas divulgadas sem a menor resposabilidade de quem a publica, é certo que vai danificar sua bijuteria — é só uma questão de tempo(⏳). Nem tudo o que te “ensinam” na internet é real ou faz sentido. Cuidado! É cilada, Bino! (🦄)

Na SWEET LUCY Joias, queremos ajudar nossas clientes (e aquelas que ainda não nos encontraram) a manter as suas joias e bijuterias protegidas contra danos, fornecendo técnicas de conservação e de armazenamento adequados.

Está curiosa? Então fica por aqui que a gente vai te mostrar as melhores dicas de conservação de bijuterias para mantê-las sempre novas. Dicas reais de quem trabalha com acessórios a mais de 15 anos! Vem com a Lucy!



Como Conservar Bijuterias

Sejam pulseiras, colares, brincos ou anéis, as bijuterias e semijoias finas são peças sensíveis e precisam ser manuseadas com cuidado e com toda delicadeza.

E as vezes a gente não tem os cuidados básicos necessários de como conservar as bijuterias e isto pode fazer com que elas durem muito pouco tempo e temos a certeza de que você não quer perder ou descartar aquela bijoux que você tanto ama, não é mesmo?

Veja as nossas dicas de como conservar bijuterias para não escurecer e também as orientações de como fazer para o colar não ficar preto.

1. Como Conservar Bijuterias Para Não Escurecer – Orientações Básicas Para Cuidar das Bijuterias

Sabe quando fazemos tudo no modo automático? E a gente não percebe que está danificando o acessório? É aí que entra a atenção e as orientações básicas para cuidar das bijuterias para não escurecer. Confira nossas sugestões de o que fazer para a bijuteria não ficar preta e alguns cuidados com a bijuteria:

  • Ser cuidadosa com suas peças e cuidar bem delas;
  • Ao tomar banho não esqueça de tirar todas as peças;
  • Não usar os acessórios com o corpo ainda úmido;
  • Não durma usando bijuterias;
  • Retire os anéis e pulseiras quando for realizar atividades e afazeres domésticos;
  • Manter fora do alcance de bebês e crianças e
  • Jamais usar esponja de aço ou similares.

2. Como Conservar Bijuterias Douradas

E, eu (Lucy) sou daquelas que, amo ter por um bom tempo os acessórios que uso. Tenho muito cuidado e por isto compartilho estas dicas, aqui com você, em especial como cuidar e conservar bijuterias douradas, que é a grande dúvida das amigas clientes da SWEET LUCY.

🔥 Dica da Lucy

Você sabia que as bijuterias finas e semijoias SWEET LUCY são produzidas com os melhores materiais e alta tecnologia? Trabalhamos com o que há de melhor em matéria prima e fornecedores. As nossas peças — sejam elas douradas, prateadas, grafite, banhada a ouro ou ródio — todas elas possuem banhos de proteção de qualidade, afim de promover ótima durabilidade. E, para que elas durem por muitos e muitos anos, é importante saber cuidar e conservar semijoias e bijuterias, portanto, continue acompanhando aqui, neste artigo, as nossas dicas de cuidados com acessórios.

São dicas reais — sem mágica, sem milagre, mas que exigem atenção e cuidado — e que funcionam, até porque, trabalho com bijuterias há mais de uma década e tenho brincos da SWEET LUCY, colares e outras bijus até hoje em perfeito estado, mantendo a qualidade do banho.

São dicas preciosas e exatas de como conservar bijuterias douradas (sim as douradas, que são a grande dúvida das mulheres). Vamos às dicas.

2.1. Umidade é Inimiga da Bijuteria e da Semijoia

Sim a umidade é um dos grandes vilões que faz com que sua bijuteria escureça, ela danifica o banho dourado das bijuterias e faz com que o acessório perca o brilho e a cor do banho — o mesmo vale para todos os outros banhos.

2.2. Como Evitar Que a Bijuteria Dourada Escureça?

As peças douradas estão em alta, em especial os colares dourados femininos, e claro, que a gente não quer ver o acessório que a gente tanto ama escurecer.

Para conservar a bijuteria dourada requer um cuidado simples: basta colocar aqueles saquinhos de sílica dentro do porta joias. Sabe quando a gente compra bolsa, vitamina ou algum tipo de sapato feminino e vem sempre um sachê de pedrinhas dentro? Nada de jogá-lo fora, aproveite para colocar no porta joias, na caixinha das bijuterias douradas, assim evita a umidade e minimiza a oxidação das peças. Esta dica vale para todos os outros banhos também.

2.3. Produtos Químicos Danificam Bijuterias

Uma dupla que não combina é: usar bijuteria e lidar com produto químico. Por serem produtos industriais eles judiam e danificam demais as bijuterias e acessórios. Fazendo isto, a primeira coisa que acontece é a camada de brilho ir embora, e aí, começam aparecer os primeiros sinais de desgaste como, descascados, escurecimento, entre outras ações.

Então a dica é evitar o contato com agentes e produtos químicos, incluindo os abrasivos. Esta é uma das formas de manter suas peças bonitas e evitar que elas escureçam. Veja, na lista abaixo, o que fazer para conservar as bijuterias evitando usar estes produtos, abaixo:

  • Produtos de limpeza, bem como detergente
  • Álcool e álcool gel
  • Tinturas de cabelo e tonalizantes
  • Cloro, desengordurante, limpa vidro
  • Bicarbonato de sódio (nuuuunca!)
  • Abrasivos em geral — lembre-se que creme dental é também um tipo de abrasivo!
  • Tinturas e colorações de cabelo, pois eles contêm produtos químicos que podem manchar as peças
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Batom e removedores de maquiagem
  • Protetor solar e similares
  • Sabão de coco
  • Óleos
  • Finalizadores de cabelos
  • Loções bronzeadoras, protetores e similares.

Todos estes, e muitos outros, são categorizados como produtos químicos e quando em contato com seus acessórios, o resultado será uma peça manchada, sem brilho e escura.

Se, em algum momento, você for usar esses tipos de produtos, não esqueça de retirar sua bijuteria ou semijoia.



2.4. Bijuterias x Academia

Vai para academia? Então retire e guarde suas bijus, pois o suor do corpo vai colaborar no envelhecimento e na oxidação das peças. E mesmo porque, não é recomendado treinar com bijuterias, pois corre o risco de você se machucar de alguma forma. A mesma orientação serve para as praticantes de caminhadas e outros tipos de treinos.

2.5. Por Que Não Tomar Banho com Bijuterias?

Mero engano achar que tomar banho com suas bijoux elas ficarão limpas. Isto é mito e com o tempo seu acessório terá um acúmulo de resíduos de sabonete, condicionador. E com o tempo estas camadas farão com que perca a cor do banho, a camada de proteção.

2.6. Evite a Queda das Suas Bijus

Não deixe suas bijuterias caírem no chão. O impacto da peça no chão pode causar danos permanentes às peças. No mínimo a perda de uma pedra ou arranhões. Outra dica importante é evitar choques e atritos frequentes que possam causar danos e riscos à superfície do acessório, ou seja, na camada protetora.

2.7. Contato das Mãos com Sua Semijoia e Bijuteria

Muitas mulheres tem o hábito, mesmo sem perceber, de colocar as mãos nos brincos, colares a todo momento. A dica valiosa é monitorar este hábito e não manipular suas bijuterias com as mãos, principalmente quando suadas ou com qualquer tipo de umidade, oleosas ou com resíduos químicos, como os hidratantes e álcool gel.

Sabia que o suor de algumas pessoas tem um alto índice de ácido úrico?

O ácido úrico é expelido pela pele através do suor, podendo causar sérios danos à sua semijoia fina. Outro fator é o ph da pele que é individual e pode variar circunstancialmente para cima ou para baixo, um exemplo comum, são mulheres que estão com o ph ácido (é quando o grau de acidez é maior que a alcalinidade). Portanto, manter um ph equilibrado, é acima de tudo falar sobre a saúde da pele.

🔥 Dica da Lucy

Entenda que a oxidação é um processo natural e não tem relação alguma com a qualidade. Em geral, o suor com certeza é um grande vilão na redução da vida útil de qualquer bijuteria, semijoia ou peça folheada.

2.8. Cuidado Com os Cosméticos

É sempre bom aguardar alguns minutinhos para colocar os acessórios depois de usar cosméticos para o corpo como hidratantes, óleos entre outros. Por causa de sua composição, eles podem deixar a peça sem brilho.

Quando for passar creme nas mãos, não esqueça de retirar os anéis, a mesma regrinha é válida também ao protetor solar.

2.9. Tomar Cuidado ao Usar Bijuterias com Perfume

Os cuidados com o perfume não são muito diferentes do que já falamos acima.

Você sabia que os perfumes e desodorantes tem ação química sobre as bijuterias alterando a cor e podem até danificar a camada de brilho?

🔥 Dica da Lucy

Então, siga esta dica simples: coloque o perfume e espere secar antes de colocar qualquer bijuteria.

2.10. Cuidados Com Bijuterias na Viagem

Vai viajar? Com certeza você vai selecionar aquelas bijuterias poderosas para arrasar no look. Então a dica master é: embale uma a uma, de modo que uma não fique em contato com a outra e não se arranhem ou danifiquem na viagem. Coloque em saquinhos de tecido e aloque dentro de uma nécessaire para minimizar impactos. Mesmo porque na hora de usar, você vai encontrá-las facilmente.

2.11. Na Praia ou Piscina

A recomendação é não usar suas bijuterias de metais em banho de piscina, pois o cloro entre outros reagentes removem e danificam a camada protetora e desbotam as peças.

O mesmo vale para banho de praia. Quem mora em região de praia, sabe bem o poder da maresia. O efeito do sal da água do mar e a ação da maresia, prejudicará, e muito, o tempo de vida útil das suas peças.

Os bronzeadores e protetores solares estão na lista de produtos químicos e podem ser vilões que tiram todo o brilho do seu acessório.

Mas você não está impedida de ir a praia sem uma biju no look, né? E nós separamos um artigo que mostra à você sobre os modelos de bijuterias para usar na praia.

Veja mais dicas e conteúdo de moda:


Como Guardar Bijuterias e Semijoias

A maneira de como guardar bijuteria é uma forma de como conservar a bijuteria. Parece redundante, mas não é, uma está ligada à outra.

A forma de como guardar as bijuterias é conhecida como um dos fatores que ajudam a manter a durabilidade dos seus acessórios e evita que eles escureçam.

🔥 Dica da Lucy

O cuidado determina o prazo e estado de cada peça. Só o fato de você organizar as bijuterias e semijoias já é um ganho!

como conservar acessórios
Organizar bijuterias é a melhor forma de tê-las por mais tempo!

Saiba Onde Guardar Suas Bijuterias

As bijuterias, se bem cuidadas tendem a durar por longo tempo. Mantendo as peças organizando e deixando-as separadas você evita o atrito que é o grande vilão para o brilho da bijuteria.

Para evitar que isto aconteça, a dica é simples: basta colocar em porta joias forrados com tecido aveludado ou de algodão e separadas por tipo, banho e material. Não vale jogá-las em uma caixa ou deixar soltas em uma gaveta.

Outra dica para conservar seus acessórios é guarda-los sua bijuteria em lugar seco, longe da umidade.


Como Organizar Bijuterias

  • Comece separando por modelos: anéis devem ser guardados com anéis, brincos devem estar juntos de outros brincos e assim por diante.
  • Se puder separar por banho, melhor, sendo: dourado com dourado, ouro velho com outro velho, rosé com rosé, prateado com prateado e prata com prata.
  • Já os colares devem ser mantidos pendurados, assim evita que eles embolem e danifiquem a corrente. Outra forma é mate-los esticados conforme mostra a imagem abaixo.
como conservar semijoias
Dicas de Como Organizar Bijuterias

Esta é uma boa opção para não deixar a bijuteria escurecer e para ter tudo arrumadinho e ter aqueles acessórios que a gente usa mais e com frequência, sempre à mão.

como conservar bijuterias
Esta é uma boa opção para aqueles acessórios que a gente mais usa
como organizar bijuterias
dica de como guardar suas bijuterias

Criar um painel contendo suas bijuterias, como os exemplos abaixo, é uma boa forma de ter a visão de tudo o que você tem, sem perder tempo procurando.

E claro, é também uma boa forma de ter tudo separado, organizado e bem arrumado.

como guardar bijuterias

Sabia que a ideia de usar potinhos para guardar e conservar as bijus é uma ótima opção?

Apenas recomendamos usar uma flanela de bijuteria — as clientes Sweet Lucy ganham a cada compra em nossa loja online — ou algum pedaço de tecido para evitar que as peças arranhem.

Outra sugestão é usar aquele divisores de gavetas que a gente encontra em departamentos de lojas de decoração e organização, sabe?

Veja abaixo mais dicas de cuidados com bijuterias femininas e todos os demais acessórios!

como organizar bijus
Use sua criatividade para manter suas bijuterias organizadas 🙂

Como Conservar Bijuterias Por Mais Tempo – Dicas Extra

Se você quer que seus acessórios durem mais, segue aqui algumas dicas extra de como conservar bijuterias para não escurecer:

Como Conservar Bijuterias de Strass

Quem não tem uma bijuteria de strass? E quem não teve uma pedrinha perdida no anel ou no colar? Para evitar que isto aconteça vai uma dica poderosa para você para salvar aquela bijuteria favorita que está começando a escurecer ou soltando a pedrinha?

Sabe aqueles esmaltes extra brilho? É só passar uma camada bem fininha dele na parte da peça onde está afetada, o mesmo vale para a pedrinha. Não estamos falando de bases de unha, e sim, o esmalte extra brilho! Para quem tem alergia, há os do tipo hipoalergênico. Passando pouquinho, uma demão, a peça fica com brilho, fiz a pedrinha e mantém o movimento e flexibilidade da peça.

Esta dica, acima, é muito super útil, pois é um item que você encontra em qualquer perfumaria em qualquer cidade além de ser barato. Esta é mais um forma legal de cuidar e de como conservar bijuterias de strass. Suas bijoux intactas, né?

  • Para que as peças não escureçam e não fiquem embaçadas, a dica extra é colocar um pedaço de giz escolar branco no cantinho do porta joias, dessa forma ele absorverá a umidade do local e evita que as peças escureçam. Não deixe que ele tenha contato direto com as peças.
  • Não coloque aqueles sachês de sabonetes dentro do porta joias, porque isso pode causar umidade e danificar as suas bijoux.
  • Sabe aquelas bijuterias finas feitas de materiais naturais feitas com sementes, madeiras, penas, palhas ou pedras? Pois bem, elas não devem ser guardadas em caixas fechadas, pois há a proliferação de fungos, uma vez que não estão em local arejado.
  • Não passar palha de aço, nem suavemente, nem levemente.
  • Posso passar verniz nas bijuterias? Nananinanão! Jamais. Não caia no conto do vigário de usar spray nas bijus. O spray é um produto altamente químico e industrial, não foi fabricado para ter contato com a pele, portanto, não acredite em quem lhe faz esta recomendação.
  • Outro conto: não use micelar ou termal, é papo furado e basta um tempo para sua peça escurecer.
  • As clientes SWEET LUCY ganham, conforme a compra, uma flanelinha para bijuteria, feita exclusivamente para limpar as peças.
  • Mais um? Não use mistura de vinagre com agua morna, nem sal, sal grosso e nem vinagre nas bijuterias, primeiro que biju não é salada 😉 e pode apostar, basta alguns dias … e o brilho se vai e sua bijuteria escurecerá.
  • E a dica mais importante de como preservar bijuterias: Não siga as orientações de blogs que não sejam de especialistas em bijuterias. Não replique os “truque mágicos e milagrosos”, pois é certo que, você comprometerá a sua amada bijuteria ou a sua pele. É por isso, nós criamos este post, pois como fabricantes, sabemos e conhecemos bem o ramo de bijuterias e de semi joias e comercializamos nossas peças há anos.

As bijuterias e acessórios SWEET LUCY são fabricados com os melhores materiais, com metais nobres e recebem banho especial próprio para bijuteria e duas camadas de proteção. São bijuterias finas de qualidade produzidas em nossa fábrica direto para o seu look!

E então? Você não vai querer danificar os acessórios que você tanto ama, não é mesmo? Portanto, fique atenta e tenha em mente: não existe milagre, apenas os cuidados corretos.

Seguindo essas nossas dicas seguras de cuidados com suas bijuterias e semi joias, você conservará as suas peças sempre lindas e ainda vai garantir um bom tempo de vida útil para elas!

Siga! Vai valer a pena, te garanto!

❣️ Vida longa aos acessórios!! ❣️

como conservar bijuterias

E aí? Gostou das dicas? E você? Sabe como cuidar e conservar melhor as bijuterias em casa? Escreve pra gente, nos comentários logo abaixo, o que você faz para manter suas semijoias sempre lindas.

comprar semijoias em sp


Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima